13/11/2017
Número de acidentes de trânsito diminui 33% no período de maio a outubro deste ano em Birigui

O número de acidentes de trânsito na área urbana de Birigui caiu 33,33% no período de maio a outubro deste ano, conforme levantamento divulgado pelo Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços). Enquanto que no quinto mês do ano houve 132 colisões, no mês passado foram registradas 88 ocorrências.

Os dados foram apresentados na semana passada ao prefeito Cristiano Salmeirão pelo secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, e pela diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio. As ações educativas ajudaram na queda das ocorrências, segundo a diretora. Mais de 9 mil pessoas foram envolvidas nas campanhas, na maioria crianças.

Durante o Maio Amarelo, foram realizadas palestras nas escolas municipais e estaduais, no qual foram trabalhados a conscientização dos alunos, mostrando que o trânsito é todos. Foram apresentadas ainda as principais infrações de trânsito e as suas consequências e conhecimentos básicos da legislação de trânsito.

Também foram realizados pedágios com o slogan “Foca no Trânsito” em vários locais da cidade, com distribuição de panfletos e revistas educativas, focando a importância de não utilizar aparelho celular ao volante, redução da velocidade nas vias, uso do cinto de segurança, respeito com o pedestre e embriaguez ao volante.

BR CITY

Em maio e setembro o município recebeu o projeto BR City, em parceria com a ViaRondon, onde os alunos dos 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais participaram de palestras e de aulas práticas na minicidade inflável. Além disso, o Deptrans promoveu o 1º Concurso de Educação de Trânsito envolvendo alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas.

“A administração municipal preza pela educação no trânsito, pois acreditamos que educando as crianças não será necessário punir os adultos e teremos futuros motoristas mais conscientes. Estamos plantando as sementes para um trânsito mais seguro e vamos regá-las para que possamos colher ainda mais respeito”, disse Melissa.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Tiago Lotto