14/11/2017
106 anos de Birigui: desfile do aniversário da cidade acontece no feriado municipal de 8 de dezembro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secutur) divulgou nesta terça-feira, dia 14 de novembro, uma prévia da programação do Desfile Oficial do Aniversário de 106 de Birigui. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911, pelo empreendedor português Nicolau da Silva Nunes, que deixou Moura Morta, freguesia de Castro Daire, para morar em Birigui. A emancipação do município, porém, veio dez anos depois, em 8 de dezembro de 1921, passando a ser o 8 de dezembro o dia do aniversário do município.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, uma reunião foi feita com a Secretaria Municipal de Educação, Secultur, representantes de órgão de classe, entidades, instituições militares, ONGs, associações e de uma forma democrática o dia 8 de dezembro (sexta-feira, feriado municipal) foi o escolhido para a realização do Desfile Oficial do aniversário de Birigui.

Segundo ele, todos os detalhes do evento ainda estão sendo acertados, porém, até o momento, ficou acordado que os participantes sairão da rua Conselheiro Antônio Prado (em frente a agência bancária do Bradesco) sentido Praça Dr. Gama, onde um palco será montado em frente da Igreja Matriz (imagem do trajeto do desfile acima). O desfile começa às 8h30. O horário também foi escolhido pelos presentes na reunião que definiu data, local e horário.

Fanfarras das escolas, Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, PM, Corpo de Bombeiros, entidades, órgãos de classe, associações, academias, entre outros estarão participando do desfile. A lista completa será divulgada em breve pela Secultur.

ORQUESTRA – Uma das atrações já definidas da programação do aniversário de 106 anos de Birigui será a apresentação da USP-Filarmônica (Orquestra da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

“A Filarmônica da USP é uma orquestra acadêmica que promove interfaces confluentes de ensino, pesquisa e extensão universitária em música sinfônica. Sua vinda para Birigui é um presente da Prefeitura para seus moradores”, comentou o secretário Elder Scanferla.

Outras informações sobre a programação do aniversário de 106 de Birigui serão divulgadas em breve.

Texto: Tiago Lotto

Imagem: Secultur/Secretaria de Obras