17/11/2017
Oito bairros de Birigui recebem mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (18)

Oito bairros de Birigui recebem neste sábado, dia 18 de novembro, o mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Serão visitados os bairros Jardim Santa Helena, Vila Operária, Vila Xavier, Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atingir um universo de 2,3 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A força-tarefa terá início a partir das 8h e contará com a participação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de nove supervisores.

Durante a ação serão retirados e eliminados dos imóveis todo material que possa acumular água e tornar um criadouro para o Aedes aegypti. Haverá ainda orientação aos moradores sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito. Não serão recolhidos móveis velhos, galhos e restos de construção civil.

Este será o quarto e último mutirão realizado pela Prefeitura após a nova adesão à campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Birigui já participou do mesmo programa no ano passado e entre janeiro e abril deste ano. Cada profissional envolvido recebe do governo do Estado de São Paulo remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado.

BALANÇO

No mutirão realizado no sábado passado, 2.030 imóveis foram vistoriados nos bairros Portal da Pérola 1 e 2 e Conjunto Habitacional Margareth Vargas. Outros 1.020 imóveis foram encontrados fechados, desabitados ou moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontrados em 68 tipos de recipientes.

Texto: Rafael Lopes