17/11/2017
Três creches do município recebem neste sábado (18) mutirão da limpeza contra o escorpião

A Prefeitura de Birigui promove neste sábado, dia 18 de novembro, o sexto mutirão contra o escorpião. A ação acontecerá a partir das 7h em três CEIs (Centros de Educação Infantil): Maria Cecília de Lima Jardim Maroni, no Santa Luzia; Anthero dos Santos, no Jardim Copacabana; e Aparecida Clauria Bearari Benasse, no Portal da Pérola 2.

O mutirão deste sábado contará com o apoio do Tiro de Guerra. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto e atiradores farão limpeza geral das áreas externas das unidades, como roçagem de mato, varredura de folhas secas e remoção de tijolos, pedras e outros materiais inservíveis, usados pelos animais como esconderijos.

A força-tarefa, criada pelo Comitê Emergencial de Combate aos Escorpiões, tem por objetivo proteger as crianças contra o ataque do aracnídeo. Desde o início do mutirão, em setembro, nove CEIs e uma EMEI foram visitados. O comitê é composto pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Administração, além do Tiro de Guerra.

ORIENTAÇÃO

Para evitar o aparecimento e afastar os riscos de acidentes por escorpião, a população precisa manter medidas diárias de prevenção, como evitar o acúmulo de folhas secas, entulhos de construção e lixo doméstico no quintal da casa, manter os terrenos baldios limpos, vedar frestas e buracos em paredes e usar telas em ralos do chão, pias e tanques.

Ao encontrar escorpião o munícipe deve entrar em contato com o CCVZ para fazer a notificação. O órgão fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Em caso de picadas, a vítima deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde ou no Pronto Socorro. Informações: 3643-6233.

Texto: Rafael Lopes