11/01/2018
Fim da taxa: Salmeirão garante continuidade dos serviços dos bombeiros em Birigui

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 11 de janeiro, na Prefeitura de Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão garantiu a permanência dos serviços prestados pelos bombeiros na cidade mesmo que ‘taxa dos bombeiros’ não seja paga pelos moradores.

Como o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu os municípios de cobrarem taxas de combate a incêndios junto ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Salmeirão garantiu que a atual administração irá arcar com o custeio dos serviços do Corpo de Bombeiros.

O morador de Birigui pagava, por ano, R$ 15,00 por imóvel. A arrecadação anual, segundo a Secretaria Municipal de Finanças, era de R$ 840 mil. Este ano a cobrança da taxa não será feita aos moradores.

O prefeito de Birigui e parte de sua equipe de governo receberam vários bombeiros na Prefeitura. A comitiva foi liderada pelo comandante de bombeiros da região de Araçatuba, Tenente Coronel Shirotori, pelo comandante regional Major Nilton e pelo subtenente Araújo, do Corpo de Bombeiros de Birigui. O presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, também participou da reunião.

“O serviço dos bombeiros é essencial aos cidadãos. Não podemos deixar de contar com esse importante trabalho feito na cidade. A administração irá buscar alternativas para custear esses 840 mil reais”, falou o prefeito de Birigui.

Para Salmeirão, o fim da taxa é uma decisão do STF e deve ser cumprida. “Na reunião não tratamos da decisão já tomada, mas sim de como resolver essa questão municipal, já que Birigui conta com um excelente trabalho feito pelos bombeiros”, frisou.

O secretário municipal de Finanças, Adonai Brum da Silva, disse que o tesouro municipal terá que buscar novas fontes de receita. “Vamos estudar como remanejar esse valor”, comentou Adonai.

“Na última semana de janeiro a Prefeitura de Birigui ira iniciar a entregas dos carnês do IPTU 2018. No carnê não haverá a cobrança da taxa dos bombeiros, mas quero tranquilizar a população sobre os trabalhos dos bombeiros, que continuarão sendo realizados na cidade”, completou Cristiano Salmeirão.