08/02/2018
Prefeitura e Gasbrasiliano discutem possibilidade de implantação do gás natural em Birigui
 

A Prefeitura de Birigui está promovendo ações para a possibilidade de implantar no município o serviço de distribuição de gás canalizado, o chamado gás natural. Na manhã desta quinta-feira, dia 8, o prefeito Cristiano Salmeirão e parte de sua equipe de governo reuniram-se com representantes da Gasbrasiliano, concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado para a área Noroeste do Estado de São Paulo.

Além do chefe do Executivo, estiveram no Paço Municipal o secretários José Manoel Sanchez (Gabinete), Juliano Salomão (Meio Ambiente), Cléverson Tody (Serviços Públicos, Água e Esgoto), o assessor executivo de Gabinete, Carlos Farias, e demais membros da administração.

A comitiva da Gasbrasiliano contou com a presença do assessor do Diretor Presidente Francisco José Araújo, do gerente de Mercado Industrial Marcelo Mancuso, do diretor técnico Paulo Lucena e do gerente de marketing Alexandre Schoubek.

“Agradecemos a visita dos representantes da concessionária Gasbrasiliano, que nos apresentou dados sobre a instalação do gasoduto na cidade. Se isso ocorrer, teremos o gás natural veicular e também o gás natural para atender residências, comércio e indústrias”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Os técnicos da empresa explicaram que o gás natural é um combustível proveniente de matéria orgânica fóssil. É composto por uma mistura de hidrocarbonetos, predominando o metano.

Possui propriedades físico-químicas que agregam a essa fonte de energia inúmeras vantagens, como a queima uniforme e eficiente. Além disso, seu fornecimento é contínuo, oferecendo modernidade, conforto e segurança.

O gás chega aos municípios por meio de redes de tubulações subterrâneas modernas e projetadas com materiais rigorosamente inspecionados, segundo normas técnicas nacionais e internacionais. Esta rede de tubos é projetada especialmente para a distribuição contínua e segura do gás natural.

Após os devidos estudos que serão realizados, Birigui poderá ter o fornecimento de gás natural. Com o projeto em execução, a concessionária fará uma extensão do ramal de gás a partir da rede (gasoduto de transporte) existente em Araçatuba.

“A vinda do gás poderá trazer economia, como, por exemplo, na frota da Prefeitura Municipal e no consumo de energia elétrica dos prédios públicos”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Durante o encontro no Paço Municipal, os técnicos da Gasbrasiliano apresentaram que testes feitos em injetoras calçadistas apontaram resultado positivo, não alterando o trabalho do maquinário e gerando economia no consumo de energia.

Nova reunião sobre o tema será agendada em breve, envolvendo a concessionária Gasbrasiliano e Prefeitura de Birigui.


COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa

Texto e fotos: Tiago Lotto

 

 

Página Anterior


Fale com a Prefeitura
Telefone: (18)3643-6000
Praça. James Mellor s/n – Centro
CEP: 16.200-057  - CNPJ - 46.151.718/0001-80