19/03/2018
Cônsul Geral do Japão em São Paulo visita Birigui; primeira-dama participou de evento

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, representou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, em evento realizado na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui.

O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, esteve no município no último sábado, dia 17 de março. Em cerimônia realizada na Associação Nipo-Brasileira de Birigui, a primeira-dama fez parte da Mesa Diretora, que reuniu também o presidente local do Nipo-Birigui, senhor Osvaldo Tanaka, o presidente do Sinbi, Samir Nakad, representantes do Rotary Club 19 de Abril e demais convidados.

Perfil - O Cônsul-Geral foi nomeado em outubro de 2017. Natural de Yamaguchi, o cônsul-geral Yasushi Noguchi, tem 49 anos de idade. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Kyoto, em 1990, ingressou nesse mesmo ano no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Em 2003, ocupou o cargo de secretário na Embaixada do Japão nos Estados Unidos e, em 2005, tornou-se conselheiro na Embaixada do Japão no Peru. Em 2011, atuou como conselheiro na Divisão de Apoio às Vítimas do Grande Terremoto do Leste do Japão e também foi nomeado diretor da Divisão da América Central e do Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Em 2013, foi nomeado diretor da Divisão de Desarmamento e Controle de Armas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. A partir de 2015 atuou como diretor-geral da Polícia Centro da Prefeitura de Miyazaki, até ser nomeado para o cargo de cônsul-geral no Consulado Geral do Japão em São Paulo.

“É uma honra recebê-lo em nossa cidade. Birigui está de braços abertos para o Consulado Geral do Japão no Brasil”, comentou a secretária Eliane Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto