19/03/2018
II PLANTIO GLOBAL: córrego do Biriguizinho recebeu 208 mudas de ipês da AGA e da Prefeitura

A AGA Brasil (Associação do Grupamento Ambientalista) e a Prefeitura de Birigui realizaram neste domingo, dia 18 de março, o plantio de 208 mudas de ipês às margens do córrego Biriguizinho, na avenida João Cernach, esquina com a rua Eduardo Rocha Garcia, na Vila Giampietro.

A atividade fez parte do II Plantio Global, uma ação colaborativa e comunitária que reúne grupos de cidades do Brasil e do mundo que realizam plantios arbóreos em área urbana.

“O objetivo é produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa que amplie a conscientização e as boas práticas ambientais”, explicou o diretor municipal de Educação Ambiental, Jeferson Rabal.

A AGA contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentado e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os secretários Juliano Salomão (Meio Ambiente), Cleverson Tody (Serviços Públicos) e demais servidores da prefeitura ajudaram no plantio, que ocorreu das 8h às 11h.

“Atendendo pedido do prefeito Cristiano Salmeirão, iremos plantar mil mudas de ipês, sendo roxo, amarelo, branco e rosa”, falou Juliano Salomão. Mudas de ipê amarelo e rosa foram plantadas neste domingo.

A meta é formar ‘um corredor de ipês’ nas duas margens do córrego Biriguizinho, transformando a região em ponto de contemplação e atração turística. “No trecho do plantio existem duas escolas, uma estadual e outra municipal. Quando esta galeria de ipês estiver formada, os professores poderão utilizar o espaço para aulas ao ar livre”, comentou Jeferson Rabal.

“Além do plantio nas margens do córrego, moradores do entorno estão empenhados em arborizar as áreas verdes, enriquecendo ainda mais o projeto de arborização de Birigui”, lembrou o diretor.

O Plantio Global reuniu outras 20 cidades do Brasil, além de outras cidades espalhadas pelo mundo.

BIRIGUI SUSTENTÁVEL

O plantio em praças, calçadas e áreas apropriadas da cidade é constante na atual gestão. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com o Projeto Birigui Sustentável, que tem por objetivo melhorar a arborização do município.

A Secretaria de Meio Ambiente produziu um panfleto, que está sendo entregue para a população. O panfleto traz orientações sobre o plantio e sobre a manutenção das mudas de árvores para calçadas, distribuídas gratuitamente aos munícipes.

Para retirar uma muda gratuitamente, basta visitar a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, que atende na rua Siqueira Campos, 362, Centro.

Após receber a autorização, a retirada da muda é feita no Viveiro Municipal, que fica na rua Fernando Castilho, s/n.º, no Jardim Ipê.

O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto