20/03/2018
6ª Exposição Faces Históricas aconteceu dia 16 de março na Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”

Na noite da última sexta-feira (16) aconteceu na Biblioteca Municipal "Dr. Nilo Peçanha" o Concerto de Comemoração aos 6 anos de existência do Projeto Faces Históricas, uma iniciativa coordenada pelo Sr. Amauri Zanforlim em parceria com a artista plástica Shirlei Omori, que visa resgatar a história dos municípios participantes do projeto através do retrato em tela de personalidades históricas da cidade.

Com início em Birigui, o projeto já opera em 5 municípios, sendo estes, além da nossa cidade, Araçatuba, Rubiácea, Guararapes e Penápolis. Em todas as cidades, o projeto possui representação legal para trabalhar, com aprovação na Câmara Legislativa autorizando o recebimento das telas no município, e não onera os cofres públicos, sendo todas as custas do projeto realizada através de parceria com entidades privadas e particulares.

Nesta sexta-feira, mais uma vez, o projeto tornou aberta a Exposição Faces Históricas, ficando à disposição do público na Biblioteca Municipal um acervo de mais de 200 telas de algumas das personalidades históricas e influentes da sociedade biriguiense. Após o ato solene de abertura, Zanforlim convidou a todos para acompanharem a apresentação do Tenor Rafael Zago, que executou diversas obras famosas - as mais conhecidas - da boa música lírica.

"É sempre um evento de resgate histórico que nos emociona, pois, não é todo mundo que valoriza os ancestrais, os fundadores, os pioneiros, e a história. Por isso, acredito, o projeto vem de encontro à máxima que diz: um povo sem história é um povo sem cultura.", reforça Zanforlim sobre o seu objetivo a frente do projeto.

"Em meu nome, e em nome do Tenor Rafael Zago, meu novo parceiro nesta empreitada cultural, gostaria de agradecer mais uma vez à Prefeitura Municipal, na pessoa do Prefeito Cristiano Salmeirão, pela acolhida, à Secretaria de Cultura e Turismo, no ato representada pelo seu Diretor de Cultura Mário Bonfim, e a todas as mãos que se somaram para que o sucesso do evento fosse alcançado. Foi uma noite emocionante. Poderia dizer, inclusive, histórica." completa.

Na data também foi instalada uma comissão organizadora para a futura fundação do Instituto Social, Cultural e de Cidadania "Faces Históricas" de Birigui, que soma energias com diversas personalidades culturais locais e regionais, entre elas, o próprio Tenor Rafael Zago. "Aceitei o convite do Amauri porque acredito no projeto e nos seus resultados. Creio que, com a garra como já o vem mantendo, ampliar os horizontes e abranger mais campos na esfera cultural não será problema. Melhor ainda somado às pessoas que convidou para trabalhar com a gente nesta empreitada. Só gente de alta envergadura cultural local. Birigui e toda a região merece um esforço em prol da cultura, e vou ajudar sempre.", comenta Rafael Zago, além de agradecer mais uma vez o Prefeito e os membros da Pasta da Secretaria de Cultura e Turismo pelo atendimento durante o Concerto.

Demais informações sobre a exposição, bem como sobre detalhes dos trabalhos da comissão de pré-fundação do Instituto Faces Históricas, e como participar, podem ser acompanhadas através da fanpage: https://www.facebook.com/projetofaceshistoricas.

Texto e fotos: Assessoria do Projeto Faces Históricas