19/04/2018

A Defesa Civil de Birigui participou da Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE), realizada no último dia 12 de abril em Araçatuba, no auditório da UNIP.

A oficina foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em parceria com as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN - órgão da Secretaria de Estado da Saúde), Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.

Segundo os membros da Defesa Civil de Birigui, a oficina abordou diversos temas sobre situação de anormalidade, como “Operação CortaFogo”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado, principalmente nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto; solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental, a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.

O período vespertino foi dedicado ao Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.

Participaram do treinamento o Coordenador Executivo de Defesa Civil, Glaysson Rogério Rodrigues, o Gestor de Defesa Civil, GCM Edson Teixeira, o membro Brigadista COMDEC, GCM Vanderlei Aguiar Carriel, o membro Brigadista COMDEC, GCM Geandre Neves Gonzaga da Silva, o membro Brigadista GCM Marcelo Pedrosa, a membro Brigadista Nágila Fernanda da Silva, o membro Brigadista Ildo Gomes, o membro Brigadista COMDEC Verônica Marcelli Basse da Costa e o Brigadista COMDEC Antonio Carlos Estabile.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e foto: Defesa Civil de Birigui