21/05/2018
Santa Casa e Prefeitura de Birigui lançam projeto de construção de UTI Neonatal com dez leitos

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui e a Prefeitura lançaram, no último sábado, dia 19 de maio, o projeto de construção da UTI Neonatal nas dependências do hospital. O projeto inclui ainda a ampliação da UTI Adulto e do centro cirúrgico da instituição, que será batizado de Complexo Michel Temer.

O ato contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, Rogério Abdalla; do assessor da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Sergio Luiz da Costa; além do prefeito Cristiano Salmeirão e o vice-prefeito Antônio Carlos Vendrame.

A mesa de autoridades foi composta ainda pelo assessor Jair Braz Pereira, representando o deputado estadual Roque Barbiere; o médico Cleudson Garcia Montali, representando o deputado federal Fausto Pinato; e o diretor substituto do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Carlos Alberto Barducci.

Também participaram o presidente e superintendente da Santa Casa, Cláudio Castelão Lopes e Antônio Carlos de Oliveira, respectivamente; o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca; o presidente da Câmara, Vadão da Farmácia; o diretor clínico da Santa Casa, Dr. Luiz Otávio Avezum, entre outros secretários municipais e vereadores da cidade.

PROJETO

Conforme a Santa Casa, a UTI Neonatal terá dez leitos. A UTI Adulto, que hoje conta com sete leitos, será ampliado para dez, com a construção de mais três leitos. O local ficará estruturado para que sejam construídos mais dez leitos numa segunda etapa da obra. Já o centro cirúgico passará de cinco para 12 salas com a ampliação.

O presidente da Santa Casa, Cláudio Castelão, disse que deverão ser investidos quase R$ 2 milhões no projeto. Serão utilizadas nas obras verbas de emendas parlamantares destinadas pelos deputados Roque Barbiere e Fausto Pinato. As obras terão início assim que as verbas forem liberadas, com previsão de término em 150 dias.

REFERÊNCIA

Durante o lançamento, Salmeirão anunciou que encaminhará à Câmara um projeto de lei para que seja autorizado o envio de verba para também ajudar a Santa Casa na construção da UTI Neonatal. “Após 106 anos de história, Birigui finalmente terá a sua tão sonhada UTI Neonatal. Estamos trabalhando para transformar o município numa referência na área da Saúde”, afirmou.

Abdalla elogiou a união do governo municipal e dos vereadores para a construção do Complexo Michel Temer e disse que está à disposição para ajudar, por entender que o projeto é importante para atender as necessidades da população de Birigui e região. “Vamos participar dessas obras na Santa Casa para uma Birigui melhor, com mais infraestrutura na saúde”, destacou.

“Agradeço ao doutor Rogério Abdalla que entendeu a necessidade desta importante obra para o município, e aos deputados Roque Barbiere e Fausto Pinato, que com diversas ações estão demostrando preocupação com o sistema de saúde de Birigui. Agradeço também a equipe da Santa Casa e aos vereadores, que têm nos dado todo apoio”, completou Salmeirão.

Texto e fotos: Rafael Lopes