21/05/2018
Deptrans realiza pedágio educativo para alertar motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito

O Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços) de Birigui realizou na manhã do último sábado, dia 19 de maio, um pedágio educativo nos principais cruzamentos da região central da cidade. Com o tema “Nós Somos o Trânsito – Foca na Vida”, a ação faz parte das atividades da campanha Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito.

O ponto de concentração foi a praça James Mellor. O pedágio ocorreu com o apoio da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e alunos da Fabi (Faculdade de Birigui).

Durante a mobilização houve distribuição de materiais educativos e a participação da foca, mascote da campanha. Além disso, os participantes chamaram a atenção dos motoristas com relação aos riscos de dirigir sem o cinto de segurança e utilizar o celular, e conscientizaram os motociclistas sobre a importância de utilizar o capacete com a viseira abaixada.

Conforme a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, o objetivo do pedágio educativo foi levar a mensagem de que salvar vidas é obrigação de todos. “Participamos do Maio Amarelo por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Nosso foco é mostrar que precisamos lutar juntos pela mesma causa que é prevenção e redução dos acidentes”, afirmou.

TRÂNSITO COM CIDADANIA

No próximo sábado (26), o Deptrans fará o encerramento do projeto Trânsito com Cidadania, que está sendo desenvolvido durante este mês com os alunos dos 5º anos das escolas municipais Roberto Clark, Profª Nayr Borges Penteado e Prof. Luciano Augusto Canellas. O evento acontecerá na praça Dr. Gama, a partir das 9h, e contará com apresentações artísticas e ações de saúde.

MOVIMENTO PAULISTA

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais nas estradas e rodovias do Estado até 2020. Dados do Infosiga SP mostram que 94% das mortes são causadas por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, uso de celular e bebida ao volante.

Texto e fotos: Rafael Lopes