28/05/2018
Deptrans encerra o projeto Trânsito com Cidadania com grande evento educativo na praça Dr. Gama

O Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços) de Birigui encerrou, no último sábado, dia 26 de maio, o projeto Trânsito com Cidadania, realizado durante este mês com os alunos 5º anos das escolas municipais Roberto Clark, Profª Nayr Borges Penteado e Prof. Luciano Augusto Canellas. A ação ocorreu na praça Dr. Gama, como parte das atividades da campanha Maio Amarelo.

O prefeito Cristiano Salmeirão fez a abertura do evento, que contou com um momento de trocas de figurinhas entre as unidades escolares e premiação das oito primeiras crianças que completaram o almanaque de figurinhas. O objetivo foi ensinar as crianças, de forma lúdica, fatos cotidianos que ocorrem no trânsito, além das regras e placas de sinalizações.

O projeto nas três escolas teve início no dia 4 de maio. A cada semana, os alunos ganharam novos pacotes de figurinhas, desde que cumprissem algumas regras, como participar das atividades da classe, fazer todas as tarefas extraclasse e respeitas os professores, entre outras. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“Com o álbum, as crianças aprenderam alguns valores sociais importantes para a formação pessoal, como o respeito ao próximo e às regras de trânsito. O mais importante não foi a premiação, mas o trabalho educativo que envolveu as escolas e as famílias numa causa muito importante, que é prevenção e redução de acidentes”, afirmou a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio.

ATIVIDADES

Outras atrações movimentaram a praça Dr. Gama. Houve distribuição de mudas de árvores pela Secretaria de Meio Ambiente; orientações sobre o mosquito Aedes aegypti e escorpião pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses); aferição de pressão arterial, testes de glicemia pela ADJ; Varal Sustentável do Senai, barraca de alimentação das escolas municipais, apresentação de Karatê da prefeitura e pula-pula para as crianças.

O evento contou com a parceria da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Faculdade de Birigui, secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Turismo e Meio Ambiente e os motoclubes Dragões da Br, Falcões Araça, Amigos do Traik e Cavalos de Aço.

Texto e fotos: Rafael Lopes