13/06/2018
Projeto de saúde bucal desenvolvido na rede municipal de ensino será apresentado no Canadá

O projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeiríssima e Primeira Infância”, desenvolvido na rede municipal de ensino de Birigui pela Faculdade de Odontologia da Unesp Araçatuba, em parceria com a Prefeitura, será apresentado aos ministérios da Saúde e Educação de Toronto, no Canadá, em setembro.

O prefeito Cristiano Salmeirão recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 13 de junho, a pesquisadora Annita Velasque Moreira. Acompanhada do coordenador do projeto, doutor Wilson Galhego Garcia, ela comentou sobre a pesquisa acadêmica, que analisa o impacto do Sorriso Feliz nos CEIs (Centros de Educação Infantil) do município.

Intitulada “Um estudo sobre o que facilita ou dificulta o entendimento e o uso de informações sobre a saúde da boca do bebê e da criança para mães, pais e cuidadores”, a pesquisa é realizada por meio de parceria entre a Unesp Araçatuba e a Ryerson University, universidade de Toronto, sob a orientação dos doutores Margareth Zanchetta e Wilson Galhego Garcia.

A pesquisadora aplicou um questionário com as mães, pais e educadores dos CEIs para descobrir quais as principais barreiras e os fatores que mais ajudam a manter a rotina de escovação dos dentes com as crianças, em casa e nas creches. “Nosso objetivo é entender o que influencia a integração do hábito de escovar dos dentes”, explicou.

Conforme Annita, a pesquisa é financiada pela Mitacs Globalink, uma fundação de incentivo à pesquisa científica do Canadá. “A fundação apenas financia projetos inovadores que tem potencial de serem aplicados no Canadá. Vamos torcer para que o projeto Sorriso Feliz inspire iniciativas semelhantes nas escolas canadenses”, disse a acadêmica de enfermagem.

PROJETO DE LEI

Durante o encontro no Paço Municipal, Salmeirão anunciou que enviará à Câmara projeto de lei tornando obrigatório as atividades de higienização bucal e de prevenção nas creches e nas duas escolas municipais de tempo integral, além de incluir nas ações dos agentes comunitários de saúde trabalho de conscientização nas visitas casa a casa.

“Este é um projeto que tem grande importância, pois cuida da saúde bucal de nossas crianças desde a primeiríssima infância, visando a prevenção das cáries e outros problemas futuros. É muito gratificante ver que um projeto realizado em Birigui está sendo usado como um estudo de caso para ser apresentado como um projeto inovador no Canadá”, destacou o prefeito.

SORRISO FELIZ

Desenvolvido desde 2012 na rede municipal de ensino, o projeto Sorriso Feliz promove ações integradas de higiene bucal visando a prevenção de cáries. Em visita as creches, acadêmicos da disciplina de Projetos Especiais da Faculdade de Odontologia fazem avaliação clínica nas crianças e ensinam educadores, pais e agentes comunitários de saúde a procederem a higienização bucal.

“O objetivo é cuidar da saúde da boca desde o início da infância para evitar problemas futuros, como cáries, perdas de dentes, doenças cardíacas e reumatismo infantil. Mas não basta apenas os cuidados na escola, os pais precisam ter o hábito de fazer a limpeza ou supervisionar a escovação dos filhos diariamente em casa”, explicou Garcia.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e foto: Rafael Lopes

Página Anterior


Fale com a Prefeitura
Telefone: (18)3643-6000
Praça. James Mellor s/n – Centro
CEP: 16.200-057  - CNPJ - 46.151.718/0001-80