14/06/2018
Colo de Útero: Prefeito vai até Barretos e renova parceria da Prefeitura com o Hospital de Câncer

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Treco Cavaca, estiveram no Hospital do Câncer de Barretos, onde renovaram a parceria com a instituição para a prevenção do câncer de colo de útero.

A enfermeira do Ambulatório de Saúde da Mulher (setor da Secretaria Municipal de Saúde), Cláudia Monteiro, acompanhou o chefe do Executivo e o secretário de Saúde. Os representantes da Prefeitura de Birigui estiveram em Barretos no último dia 11 de junho.

Segundo Cláudia Monteiro, todos os exames coletados no município pelo SUS (nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, Ambulatório de Saúde da Mulher e Ambulatório de DST/Aids) são encaminhados para análise no laboratório de patologia do Hospital de Câncer de Barretos.

As pacientes com suspeita ou positivas para câncer também são encaminhadas para Barretos, onde fazem acompanhamentos e tratamentos.

“Essa parceria teve início em outubro de 2009. Depois, em 2014, Birigui passou a oferecer o exame chamado citologia em base líquida, o que há de melhor no mundo em tecnologia e sensibilidade para a detecção precoce do câncer de colo de útero”, explicou a enfermeira.

NÚMEROS - Desde o início da parceria entre a Prefeitura de Birigui e o Hospital de Câncer de Barretos já foram colhidos mais de 72.000 exames no município e mais de 600 mulheres encaminhadas para acompanhamentos em Barretos.

“Lembrando que o exame tem caráter preventivo e deve ser realizado anualmente por todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual. O exame é oferecido nas 10 UBSs de Birigui e Ambulatório de Saúde da Mulher, mediante o agendamento e sem a necessidade de encaminhamento médico”, completou Cláudia Monteiro.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto, com Cláudia Monteiro.

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde.