18/06/2018
Ginástica rítmica de Birigui ganha troféu em competição realizada na cidade de Penápolis

A equipe de ginástica rítmica da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer representou o município de Birigui no 1º Troféu Interior de Ginástica Rítmica, realizada no último sábado, dia 16 de junho, em Penápolis.

A competição reuniu atletas de várias cidades no Ginásio de Esportes “Nagib Sabino – Nagibão” e foi organizada pela Secretaria de Esportes de Penápolis.

Segundo a técnica da equipe, professora Francielly do Nascimento Costa, Birigui conquistou o 1º lugar com o Troféu Massificação. “Significa que Birigui foi a cidade que mais inscreveu atletas para participar da competição, com 58 meninas”, explicou a professora da Prefeitura de Birigui.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Ivan Ribeiro, a conquista mostra que a modalidade está crescendo em Birigui. “Temos, no Ginásio de Esportes Gigante da Fátima, muita procura pela ginástica rítmica, modalidade olímpica praticada por meninas a partir dos 6 anos. Parabéns professora Fran. Parabéns a equipe de Birigui”, comentou Ivan.

Com o manejo dos aparelhos próprios da modalidade (a corda, o arco, a bola, as maças e a fita), a ginástica rítmica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos.

Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 1:30 segundos, para as provas individuais, e 2:30 para as provas coletivas.

A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica.

“A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras. Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo”, completou a professora Fran, técnica da equipe da Prefeitura de Birigui.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Fotos: Equipe de Ginástica Rítmica da Prefeitura