19/06/2018
Birigui perde o jornalista Leonardo Sabioni; Prefeito decreta luto oficial no município

Faleceu na tarde desta terça-feira, dia 19 de junho, o jornalista biriguiense Leonardo Sabioni. Locutor e apresentador de TV, Sabioni faleceu na Unimed de Birigui, onde tratava de uma forte pneumonia.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, ao saber do falecimento do jornalista, decretou luto oficial no município. “Esse decreto é uma singela homenagem a um dos pioneiros da Comunicação Social em Birigui”, frisou Salmeirão.

Quando vereador, Cristiano Salmeirão foi autor da maior honraria do município ao jornalista Leonardo Sabioni, que recebeu título de Honra ao Mérito da Câmara. "Meus sinceros votos de pesar aos familiares", completou o prefeito. O luto oficial não altera os horários de funcionamento das repartições públicas.

Nascido em 23 de setembro de 1932, em Birigui, Leonardo Sabioni foi um dos pioneiros no empreendimento da radiodifusão na cidade. Foi um dos fundadores do Sistema Sabioni de Comunicação e foi o principal responsável pela abertura da TV Birigui no município.

Casado com a senhora Zenaide Aparecida Bosquini Sabioni, teve os filhos Paulo Roberto Sabioni e Waldecir Jose Sabioni . Waldecir seguiu os caminhos do pai e administra várias rádios do Sistema Sabioni de Comunicação, além de ser locutor na Rádio Tropical FM.

Foi ajudante de alfaiate, vendedor e tintureiro antes de fazer um teste na Rádio Clube de Birigui, em 1950. A rádio pertencia ao senhor Domingos Lot Neto. Foi locutor comercial, diretor de programação e narrador, além de apresentador oficial dos eventos transmitidos pela emissora.

Atuou, também, na Rádio Cinquentenário e Rádio Uirapuru, que depois seria de sua propriedade. Foi líder de audiência no Jornal Falado Uirapuru, referência de programa jornalístico da região.

Também realizou a transmissão radiofônica de vários eventos, entre eles cívicos, festivos e esportivos de Birigui, com destaque para os carnavais, desfiles de 7 de setembro e aniversário da cidade.

Foi o idealizador do jornalzinho que era distribuído nas portas do cinema, chamado Jurema . Foi colaborador dos jornais O Biriguiense, A Verdade e A Cidade . Foi proprietário do CINE BEM HUR, que funcionava ao ar livre ao lado da Prefeitura Municipal. Foi, ainda, proprietário do jornal O NOROESTINO.

Em 2000, depois de muita luta, conseguiu dar a Birigui sua primeira emissora de televisão, a TV Birigui. Apaixonado pela Comunicação Social, fundou o jornal tabloide O Formigão, que é distribuído gratuitamente aos sábados em Birigui.

Os locais e horários do velório e do sepultamento serão divulgados em breve pelos familiares do jornalista.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto