20/06/2018
BOA NOTÍCIA: Ações no trânsito de Birigui foram destaque no jornal “Folha de S.Paulo”

O município de Birigui foi destaque da edição do último dia 15 de junho do impresso “Folha de S.Paulo”, jornal brasileiro de maior tiragem e circulação entre os diários nacionais.

Com o título na capa “Trânsito mais seguro depende de novos hábitos e redesenho de vias”, matéria interna assinada pelo jornalista Jeferson Batista traz a notícia “Municípios reduzem acidentes no trânsito com redesenho urbano”.

“Birigui integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais nas estradas e rodovias do Estado até 2020”, explicou a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio.

Segundo ela, em Birigui houve uma diminuição de 14% o número de vítimas fatais em acidentes no trânsito. As ações do Movimento Paulista na cidade começaram com reuniões técnicas em março de 2017.

Distribuição de panfletos em pedágios, palestras, reuniões, visitas em escolas, montagem de uma minicidade inflável, foram as principais ações do Movimento em Birigui. “Despartamos nos alunos, pais de alunos e demais moradores da cidade o desejo de entender as regras e leis que orientam o trânsito dos municípios”, explicou a diretora do Deptrans.

Houve, também, alterações em várias vias de Birigui, que ganharam lombofaixas, novas pinturas, novas placas de sinalização, mudanças de mão dupla para mão única e alteração de sentido.

“Colocamos em prática uma lição importante: a educação para um trânsito seguro deve começar nas escolas, fazendo com que os alunos levem esse tema até os pais. Incentivamos os alunos a ‘cobrarem’ seus pais com relação ao uso do cinto de segurança, não passar no sinal vermelho e não utilizar o celular enquanto no volante”, salientou Melissa, responsável pelas melhorias do Deptrans no município.

A Prefeitura de Birigui, por meio do Deptrans, também construiu 42 lombofaixas em pontos de grande movimentação, como em frente das escolas municipais, estaduais e particulares.

Outra ação que deu resultado foi na rua João Galo, que parte da rua deixou de ser mão dupla, passando a ser mão única (partir da esquina da rua João Galo com a Ademar Ferreira da Silva a via passou a ser mão única de direção até o cruzamento com a rua José Troncoso). A medida diminuiu quase que 100% o número de acidentes na via.

NÚMEROS - Levantamento feito pelo Deptrans aponta que existe mais de um veículo por pessoa habilitada no município, aumentando o tráfego e riscos de acidentes. Em 2010 Birigui contava com 67.779 veículos. Em 2018 o número saltou para 97.591.

Apesar de aumento no número de veículos, o número de óbitos em função de acidentes de trânsito baixou. Em 2016 foram mais de 1.200 acidentes (estatísticas da Polícia Militar e Polícia Civil), com e 21 óbitos. No ano de 2017 foram 18 óbitos. Este ano, de 01 de janeiro até 20 de junho, foram 06 óbitos por acidentes de trânsito.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, lembrou que a cidade foi incluida no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito por indicação do deputado estadua Roque Barbiere. "Essa matéria na Folha de S.Paulo mostra que nossas ações deram resultados, ou seja, que o trânsito em Birigui está mais seguro", comentou o chefe do Executivo.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto