17/07/2018
BiriguiPrev apresenta resultado do cálculo atuarial nesta quarta-feira (18), na Câmara Municipal

O BiriguiPrev (Instituto de Previdência do Município de Birigui) realizará nesta quarta-feira, dia 18 de junho, apresentação do cálculo atuarial, que mostrará a condição atual do regime próprio de previdência e as necessidades futuras. O evento acontecerá no plenário da Câmara Municipal, a partir das 15h.

Foram convidados para o encontro conselheiros do Conselho Fiscal, Deliberativo e Gestor do BiriguiPrev, bem como vereadores e membros da CEI do deficit atuarial, secretários municipais e representantes do Tribunal de Contas. O evento é público, sendo aberto à população, em especial aos segurados do instituto.

O cálculo atuarial é obrigatório, sendo realizado no início de cada exercício. É pesquisado e avaliado diversas variáveis, entre elas, o valor de mercado dos ativos, expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo, expectativa de aumentos dos pensionistas, expectativa dos retornos futuros dos ativos do fundo, entre outros.

Também é avaliado o valor dos benefícios atuais e dos que serão concedidos, as idades dos beneficiários, o índice médio de evolução salarial e a tábua de sobrevivência. São os cálculos atuariais que determinam quanto deve ser as contribuições dos órgãos e dos servidores para garantir o pagamento dos benefícios contidos em lei.

Texto: Rafael Lopes