18/07/2018
Secretaria de Educação ministra curso sobre inclusão escolar para estagiários e cuidadores

A equipe da Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação ministrou na última segunda-feira, dia 16 de julho, curso de formação continuada sobre inclusão escolar para estagiários e cuidadores da rede municipal de ensino. O objetivo foi capacitá-los para o atendimento aos alunos com necessidades especiais. Outros dois encontros ainda serão realizados.

“Nosso intuito é preparar os estagiários para sua melhor atuação, tendo como norte o bem-estar das crianças com necessidades especiais, o reconhecimento e a valorização do papel deles no ambiente escolar”, explicou a coordenadora da área de Educação Infantil da Oficina Pedagógica, Juliana Xavier Moimás, uma das palestrantes do curso.

A formação continuada foi ministrada também pela coordenadora da área de Atendimento Educacional Especializado da Oficina Pedagógica, Maria Lúcia Terra. Participaram como convidadas as professoras do atendimento educacional especializado Ana Paula Vanni Ruiz, Juliana Vasques Onohara, Liliane Gomes da Silva Mendes, Sueli do Nascimento e Selma Soares Barbosa.

TEMÁTICAS

No primeiro encontro foram tratados os fundamentos legais sobre a postura profissional que se espera dos estagiários; a normatização de procedimentos relativos à interação com os alunos e professores; e o estabelecimento de vínculos com as crianças e seu papel pedagógico. Outro tema abordado foi sobre o autismo, abordando as características e formas de interação/estimulação.

“O curso de formação é válido porque os estagiários integram a equipe escolar e realizam mais que atividades de cuidado das crianças com necessidades especiais. No limite de suas possibilidades, eles auxiliam no trato pedagógico supervisionado. Portanto, necessitam também de estudo, orientação e reforço de suas responsabilidades”, concluiu Juliana.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Letícia Permagnani