07/08/2018
Microchips serão implantados em animais de grande porte soltos pelas ruas de Birigui

A Prefeitura de Birigui irá implantar microchips em animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade. A identificação dos animais visa aumentar a segurança dos motoristas, pedestres e moradores, além do próprio animal.

“Um animal solto, seja em rua, avenida ou rodovia, pode causar um acidente gravíssimo”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão, autor da Lei Municipal 6.575/2018, que dispõe sobre a proibição da permanência de animais de grande porte soltos no município de Birigui e o controle/cadastramento dos mesmos.

Na tarde desta segunda-feira, dia 6 de agosto, o prefeito recebeu o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, e o comandante da Guarda Civil Municipal, GM José Carlos Fernandes. Eles levaram ao chefe do Executivo os microchips que serão implantados nos animais.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Birigui, o governo municipal investiu 4 mil reais na aquisição de 250 chips, dois injetores e um leitor a laser. “Após apreendidos, os animais serão avaliados pelo veterinário da Prefeitura, que também será o responsável pela implantação do chip. Cada um desses pequenos dispositivos tem um conjunto de códigos numéricos únicos, algo como o DNA do animal. Os dados do animal e de seu proprietário serão cadastrados na Guarda Municipal”, explicou Cleber Rodrigo.

A implantação dos chips começa dia 21 de setembro, quando a lei começa a vigorar. Ela prevê multa de acordo com a gravidade da infração: leve (R$ 50,00), grave (R$ 100,00) e gravíssima (R$ 200,00).

A multa leve será aplicada quando o animal estiver solto em área que não coloque em risco a integridade física das pessoas e do próprio animal. A multa grave quando o animal estiver solto em vias e logradouros públicos. Já a multa gravíssima quando o animal estiver solto em rodovias.

ANTEPROJETO – O projeto de lei do prefeito Cristiano Salmeirão foi idealizado após uma sugestão dos vereadores Carla Cristina Bianchi, a Carla Protetora, José Merino Garcia, o Paquinha, e Fabiano Amadeu, o Fabiano do Pô Birigui.

Os parlamentares entregaram, em outubro de 2017, um anteprojeto ao prefeito Cristiano Salmeirão, que fez um estudo para transforma-lo em Lei Municipal.

“O implante de microchip em animais é hoje uma das ferramentas mais eficazes para controle, monitoramento e armazenamento de informações. O microchip é um microcircuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. A implantação é indolor ao animal”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

De acordo com a vereadora Carla Protetora, Birigui registra grande quantidade de animais de grande porte, como equinos, bovinos, muares, asininos e similares soltos no município, seja em logradouros, estradas ou áreas públicas em geral.

Voluntária que atua em defesa dos animais, Carla lembrou que além dos acidentes, os animais podem aumentar o risco de proliferação de doenças e bactérias encontradas nos seus dejetos.

Na tarde desta terça (7), o Comandante da GM e o prefeito mostraram o novo equipamento para a vereadora Carla, que esteve no Paço Municipal.

DENÚNCIAS – Os moradores que Birigui que encontrarem animais soltos pelas ruas podem ligar para o Disk Denúncia da Guarda Civil Municipal, que irá apurar a ocorrência. O telefone de contato é o 0800 770 2532. A ligação é gratuita.

A Guarda Municipal atende na avenida 9 de Julho, 1.613, Jardim Stábile. O telefone fixo é 3641-8088. Há, também, outro telefone gratuito ao cidadão: 153.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto