10/08/2018
Conselho Municipal de Meio Ambiente orienta sobre espécies inapropriadas para calçadas

O Conselho Municipal de Meio Ambiente traz uma importante orientação aos moradores de Birigui com relação ao plantio de árvores nas calçadas da cidade.

Como algumas espécies podem causar transtornos aos cidadãos, o Conselho elaborou uma lista com o nome das árvores que não devem ser plantadas no perímetro urbano.

Espécies que estejam nesta lista podem ser substituídas por espécies adequadas para a arborização urbana. Para realizar a troca, a pessoa deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, que irá analisar a árvore já plantada e orientar como realizar a troca.

“Oferecemos, gratuitamente, mudas de espécies apropriadas para a arborização da área urbana. Pedimos aos moradores que não façam essa troca sem procurar a Secretaria de Meio Ambiente”, explicou o Diretor de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado atende na rua Siqueira Campos, 362, Centro, onde também atende o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O fone é 3643-6190.

NÃO são indicadas para o plantio na área urbana as espécies: Ficus (Ficus benjamina); Monguba (Pachira aquatica); Nim (Azadirachta indica); Espiradeira (Nerium oleander); Chapéu-de-Napoleão (Thevetia peruviana); Flor-de-Abril (Dillenia indica); Palmeira Fênix (Phoenix roebelenii).

INDICADAS para o plantio em calçadas da cidade: Aroeira pimenteira, Quaresmeira, Ipê branco, Pata de vaca e Resedá.

Outras orientações sobre o tema devem ser obtidas com profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado.

Na foto acima, Pata de vaca plantada em calçada, com caule único, garantindo segurança aos pedestres e cumprindo função ecológica.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto