15/08/2018
Saúde encerra semana educativa contra a leishmaniose visceral com atividade na rodoviária

A Secretaria de Saúde de Birigui encerrou no último sábado, dia 11 de agosto, a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose com orientações sobre a doença e posse responsável de animais aos passageiros que transitavam pelo Terminal Rodoviário. Panfletagens educativas também foram realizadas em supermercados da cidade.

Ao longo da última semana, diversas atividades foram promovidas com o objetivo de prevenir e controlar a leishmaniose visceral, que pode acometer cães e humanos. A população foi conscientizada sobre os riscos, sintomas e tratamento da doença e as medidas necessárias para o controle do inseto vetor, mais conhecido como mosquito-palha ou birigui.

PALESTRAS

Houve palestras educativas em escolas, Cras (Centros de Referência de Assistência Social), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em grupos na comunidade. Durante as visitas casa a casa, os agentes comunitários de saúde reforçaram as orientações sobre a doença. Durante a semana foram realizados ainda inquérito canino e diagnóstico ambiental.

As ações da Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose e também da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose envolveram os departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e o ESF (Estratégia de Saúde da Família).

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde realiza durante todo o ano ações de prevenção ao mosquito, por meio do trabalho de orientação para que os moradores mantenham os quintais limpos; limpeza periódica de áreas públicas e palestras educativas. Promove também ações de controle, como testes rápidos em cães e eutanásia dos animais com a doença, além do tratamento gratuito da doença em humanos.

A única forma de prevenir a doença é eliminando o mosquito. Para isso, a população precisa evitar o acúmulo de matéria orgânica em decomposição, como folhas, frutos e fezes de animais, espalhados pelo quintal de casa, propício ao desenvolvimento do inseto. Deve-se também exercer a posse responsável, cuidando da saúde dos cães e não permitindo que fiquem soltos nas ruas.

Texto: Rafael Lopes