31/08/2018
Rede de Governança da Região Noroeste discute segurança viária para pedestres e ciclistas
 

Birigui sediou na tarde de quinta-feira, dia 30 de agosto, a 5ª reunião da Rede de Governança da Região Noroeste, promovida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No encontro, que ocorreu no auditório do Sisep, os municípios que integram o movimento discutiram a segurança viária para pedestres e ciclistas.

O prefeito Cristiano Salmeirão abriu o evento e destacou que Birigui já conseguiu reduzir em 14% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nas vias municipais. “Já desenvolvemos diversas ações, com apoio do Movimento Paulista, que contribuíram para a queda do índice. Agora estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirmou.

Estiveram presentes a coordenadora do núcleo de municípios do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Nadja Baldaconi, e representantes das prefeituras de Araçatuba, Bauru, Jaú, Marília e Presidente Prudente, além do Detran-SP, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Corpo de Bombeiros e das polícias Municipal, Militar e Rodoviária.

A reunião foi conduzida pelo especialista em transporte ativo Fábio Nazareth, conselheiro consultor da Associação Transporte Ativo. “No encontro, cada representante pôde dialogar com o especialista como trabalhar a segurança viária, visando melhorias e a prevenção de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas”, explicou a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi criado com o objetivo de reduzir em 50% o número de óbitos nas estradas e rodovias do Estado até 2020. O programa, que tem como um dos parceiros o Detran-SP, está em consonância com resolução da ONU que visa o desenvolvimento de políticas públicas que busquem a redução de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.

SOBRE O ESPECIALISTA

Fábio Nazareth é pós-graduado em Comunicação Institucional e atua há mais de 10 anos com foco em mobilidade por bicicleta. Nos últimos quatro anos atuou como coordenador de comunicação no ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). Ele é voluntário em vários projetos, entre eles, o Bike Anjo.

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Mariano e Divulgação

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000