13/09/2018
Prefeitura de Birigui apresenta “status” sobre a implantação do projeto Cidade Inteligente

A Prefeitura de Birigui e a empresa Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal apresentaram na manhã desta quarta-feira, dia 12 de setembro, um “status” das ações que estão sendo realizadas para que o governo municipal coloque em prática o conceito Cidade Inteligente.

A meta é criar uma matriz única, com informações integradas de todas as secretarias municipais relacionadas ao município, seus moradores, serviços e demais trâmites que poderão ocorrer digitalmente.

“Queremos um município criativo e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos”, falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

O encontro ocorreu no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, localizado na rua Siqueira Campos, 362, Centro, e reuniu o prefeito, secretários municipais, diretores, chefes de departamentos de repartições da prefeitura e vereadores.

Todos os parlamentares foram convidados e dois deles estiveram no encontro do início ao fim: Pastor Reginaldo e César Pantaroto. O presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, esteve no evento e necessitou se ausentar por compromissos agendados anteriormente.

Técnicos da Mitra, com participação do chefe do Executivo, apresentaram a atual situação do projeto, que está sendo implantado em três fases: 1-base cartográfica (já feito o geoprocessamento para o melhor controle das informações cadastrais do município), 2-implantação do Cadastro Técnico Multifacilitário-CTM (fase atual) e 3-implantação da Empresa Fácil (que trará modernização e agilidade no processo de abertura de novas empresas pela internet).

A Mitra entregou para alguns secretários o login para que eles tenham acesso aos dados já disponíveis no CTM, via web.

O projeto prevê, ainda, a criação do Cartão Cidadão, que facilitará o atendimento e a melhoria na qualidade do serviço público prestado à população.

“O projeto ainda está em fase de desenvolvimento. Esse conceito trará modernização e agilidade nos serviços e trabalhos diários da cidade, transformando Birigui em uma Cidade Inteligente”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o responsável pelos trabalhos da empresa em Birigui, Júnior Evangelista, o trabalho cartográfico é a primeira ferramenta a ser utilizada antes que quaisquer outras possam ser postas em trabalho.

“É de suma importância que ela seja bem especificada, normatizada, executada e controlada, para que todas as atividades de cadastro e geoprocessamento possam ser construídas sobre uma representação precisa e atual do espaço urbano”, explicou ele.

“Agora, com esse trabalho concluído, estamos colocando na rede o trabalho técnico, que trará informações integradas das secretarias, setores e demais repartições da administração”, completou Júnior.

Para o prefeito, o projeto é de extrema importância para Birigui, pois proporciona uma interação inteligente para fazer o uso estratégico de infraestrutura e serviços, além de fornecer informação e comunicação com planejamento.

“Estamos trabalhando para inserir uma ferramenta que fornece uma gestão urbana moderna para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade, além de dar agilidade nos atendimentos prestados aos moradores de Birigui, ou seja, proporcionar praticidade e visando melhorar a qualidade de vida da população”, completou o chefe do Executivo.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto