19/09/2018
Campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero sofreu alteração dia 29

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher, informa que a campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero agendada para o dia 29 de setembro (sábado) irá sofrer alterações.

Visando concentrar o atendimento em um único ponto da cidade, o exame preventivo será feito somente no Ambulatório de Saúde da Mulher, que atende na praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro. O atendimento será das 7h às 13h.

Com a mudança, as UBSs não irão atender no dia 29 de setembro, porém continuam atendendo normalmente à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A mulher deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia).

Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil.

Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para tratamento.

O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero. É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA