24/09/2018
Em pedágio educativo, Deptrans alerta motoristas sobre os perigos de utilizar o celular ao volante

O Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui realizou no último sábado, dia 22 de setembro, pedágio educativo alertando os motoristas sobre os perigos de utilizar o aparelho celular enquanto dirige. A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que iniciou no último dia 18 e segue até esta terça-feira (25).

Com o slogan “Se Dirigir não Digite”, a equipe do departamento fez a entrega de panfletos nos semáforos da praça Dr. Gama. A atividade contou com a parceria do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que conscientizou os motoristas sobre outras práticas e hábitos para um trânsito mais seguro.

“Atender a uma ligação ou acessar mídias sociais desvia a atenção dos motoristas, e essa associação pode ser fatal. Conforme a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil”, lembrou a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio.

Além dos riscos de vida e patrimoniais, usar o celular enquanto dirige é uma infração de trânsito gravíssima. Quem for flagrado usando o celular dirigindo está sujeito a multa de R$ 293,43, além de perder sete pontos na carteira de habilitação. “Definitivamente, celular e direção não combinam”, alertou Melissa.

BLITZ

A programação segue com duas blitzes educativas que serão promovidas pelo Deptrans, DER, Polícia Rodoviária e Via Rondon. Neste segunda-feira (24), a ação será na rodovia Senador Teotônio Vilela, com foco nos ciclistas. Na terça-feira (25), a atividade será na avenida 9 de Julho, com distribuição de antenas anti-cerol e adesivos refletivos para motociclistas. Ambas as ações acontecerão a partir das 16h30.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) com o apoio da AND (Associação Nacional de Detrans). O tema da campanha neste ano é “Nós somos o trânsito”, com ênfase para o uso do celular. O objetivo é sensibilizar toda a sociedade que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.

Texto e fotos: Rafael Lopes