24/09/2018
Campanha já vacinou 4.427 cães e gatos contra a raiva nas zonas urbana e rural de Birigui

A campanha de vacinação contra a raiva já imunizou 4.427 animais, sendo 3.811 cães e 616 gatos, nas zonas urbana e rural de Birigui. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). No próximo sábado, dia 29 de setembro, haverá a segunda etapa da campanha no município.

Somente no último sábado (22), foram vacinados 2.728 cães e 435 gatos na zona urbana. Na zona rural, equipes do CCVZ seguem percorrendo as propriedades até a próxima sexta-feira (28). Já foram visitados os bairros Casa de Tábua, São Luiz, Goulart, Moinho, Baixotes, Guatambu, São José, Fazenda Água Branca, Taquari, Tupi, Pau Lavrado, Veado e Gran Ville.

A vacina antirrábica é gratuita e indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida e pode ser aplicada mesmo em fêmeas prenhas, no cio ou que estejam em período de amamentação. Somente animais doentes não devem ser vacinados. A campanha é importante para proteger os animais e manter a doença controlada na cidade.

“Neste sábado teremos mais um dia de campanha, com 31 postos espalhados por toda a cidade, como em praças, em frente de escolas, unidades de saúde e pontos comerciais. É mais uma oportunidade para que os moradores levem seus bichinhos de estimação que ainda não foram imunizados”, disse o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral.

Texto e foto: Rafael Lopes