24/09/2018
Viagem Literária: Biblioteca Municipal recebe contações de histórias com o grupo Os Fabulistas

A Biblioteca Municipal de Birigui receberá duas sessões de contações de histórias com o grupo Os Fabulistas, por meio do programa Viagem Literária 2018. A atividade acontecerá nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, em dois horários: às 9h e às 14h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Os atores e arte-educadores Clayton Bonardi, Débora Vivan e Mateus Menezes formam o grupo que desenvolve atividades focadas na encenação de histórias infantis e infantojuvenis, como fábulas, contos folclóricos e histórias populares. As inscrições de turmas podem ser feitas pelo e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3644-9677.

Atores com experiência em diferentes áreas, como teatro, cinema e televisão, formam o grupo Os Fabulistas, voltado à contação de histórias, teatro infantil e infantojuvenil e mediação de leitura, tendo como principais características o uso da linguagem cênica e a manipulação de objetos para a realização dos seus trabalhos.

VIAGEM LITERÁRIA

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e a SP Leituras, o programa foi lançado em 2008 e está, portanto, em sua 11ª edição. Desde o início, mesmo tendo assumido diferentes formatos, manteve seu objetivo de promover encontros de escritores, contadores de histórias e outros importantes artistas brasileiros com frequentadores das bibliotecas públicas de municípios paulistas.

Os encontros dinamizam a programação cultural e dão protagonismo aos equipamentos públicos perante a comunidade. A interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura e os que usufruem do prazer literário são determinantes para aumentar o interesse das pessoas pela literatura, ampliar a frequência às bibliotecas e disseminar o conhecimento entre os cidadãos.

Texto: Paulo Bernardes/Secultur