25/09/2018
Prefeitura de Birigui está promovendo a revitalização de seu Viveiro Municipal

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, está realizando um processo de revitalização de seu Viveiro Municipal, que fica em uma área de 5.000 mil metros quadrados do Jardim Ipê (rua Fernando Castilho, s/n.º).

O projeto está sendo executado a três meses e por etapas. Na primeira fase foi feita a limpeza de toda a área verde, com a remoção do mato, galhos secos, e uma grande quantidade de mudas que estavam enraizadas no solo por acondicionamento inadequado.

Na segunda fase ocorreu a instalação de alambrado com arames farpados, promovendo maior segurança no local. Também foi feito um novo espaço para acondicionamento das mudas com uma manta de proteção para evitar enraizamento no solo, para posteriormente implantar o novo sistema de irrigação. A segunda fase terminou com a iluminação, já que o viveiro vinha sofrendo com furtos a anos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, outro ponto importante é a transformação de parte do viveiro em um espaço de educação ambiental, como prevê o decreto 6.164, de 3 de Setembro de 2018.

“As solicitações de visitas são constantes e não tínhamos condições adequadas de receber os visitantes. Dessa forma está sendo construída uma edificação com banheiros, bebedouro, local para atividades de educação ambiental, biblioteca verde, simulações de APP (Área de Preservação Permanente) e muito mais”, explica o diretor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

Toda essa revitalização esta sendo realizada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e da AES Tietê, sem custo para a Prefeitura Municipal.

Durante o processo de revitalização, o Viveiro Municipal continua aberto para retirada de mudas, basta comparecer na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica rua Siqueira Campos, 362, Centro, e retirar uma requisição. No local o morador receberá orientações básicas e, na sequência, poderá retirar sua muda no Viveiro Municipal.

O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).

No Viveiro, além de mudas para as calçadas urbanas também são produzidas mudas para áreas públicas da cidade, como praças, jardins, canteiros centrais e prédios públicos.

LEI - Birigui conta com uma lei municipal (4.481/2004) que determina o plantio de uma árvore em frente de cada residência. A escolha da árvore adequada deve ser feita levando em consideração a largura da calçada, o tamanho da frente do lote, a existência ou não de equipamentos públicos e as redes de água, esgoto e de energia.

“Temos espécies adequadas para todos os imóveis da cidade. Além da legislação que exige o plantio de uma árvore a cada dez metros de testada, é importante lembrar os benefícios que a arborização produz para a cidade, como, por exemplo, o conforto térmico, a melhoria na qualidade do ar, a redução d a poluição e o embelezamento da cidade”, completou Jefferson Rabal.