28/09/2018
Com apoio da Prefeitura, moradores criam o grupo “Vigilantes do Parque Centenário”

Visando combater a caça de animais silvestres e preservar o meio ambiente, um grupo de moradores do bairro Thereza Barbieri, onde está localizado o Parque Centenário, criou o grupo “Vigilantes do Parque Centenário”. O grupo tem apoio da Prefeitura de Birigui.

“Os moradores do entorno da mata estão em alerta e criaram um grupo no WhatsApp. São vigilantes voluntários do bairro que trocam informações e, caso necessário, acionam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou a Polícia Municipal”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão.

Segundo ele, o Parque Centenário é um fragmento extremamente importante para o município de Birigui. Isso devido sua a riqueza da flora e da fauna local, sendo uma área denominada “ecótono”, área de transição de biomas de Mata Atlântica Estacional Semi Decídua e Cerrado.

A Prefeitura Municipal de Birigui iniciou em 2018 um processo de recuperação ambiental do Parque Centenário. Em parceria com os moradores do entorno, voluntários, Tiro de Guerra, entre outras entidades, foram várias reuniões antes do primeiro mutirão de limpeza, no qual foram retiradas 60 toneladas de entulho.

O recolhimento do material reuniu uma força tarefa das secretarias de Serviços Públicos, Água e Esgoto e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, além do suporte da Polícia Municipal, AGA, Tiro de Guerra e demais voluntários.

“Estamos trabalhando em várias ações, como a construção de trilhas, pista de caminhada iluminada na borda da mata, reflorestamento, parceria com universidade para levantamento da flora e fauna local, placas indicativas de fauna silvestre, entre outras ações”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

“Qualquer sinal de uso inadequado do local, os vigilantes acionam a Polícia Municipal. O grupo conta com pessoas do bem, que se importam e estão ajudando a transformar o local. Para quem quer caçar animais silvestres no local, vai um alerta: nossos vigilantes estão de olho”, completou Juliano Salomão.

Na foto, o "viligante" Reginaldo Leal de Souza, que aparece com uma jiboia (não peçonhenta) moradora da mata.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA