17/10/2018
5º Festival Literário de Birigui tem programação voltada aos amantes do teatro e do circo

Além de encontros com renomados escritores literários, a quinta edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) preparou uma programação especial voltada aos amantes do teatro e do circo, com a exibição de quatro espetáculos gratuitos. O festival acontece de 17 a 21 deste mês, realizado pela Prefeitura de Birigui, com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC.

No dia 18 serão exibidos três espetáculos. A partir das 14h, na Biblioteca Municipal, a Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto, apresenta o teatro infantil “A Mochila Amarela”, com direção de Lawrence Garcia. A peça é uma adaptação da obra “A Bolsa Amarela”, da escritora brasileira Lygia Bojunga Nunes.

A mochila amarela narra a história de Paula que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde em uma mochila amarela). A peça mostrará o rito de passagem da menina da infância para a vida adulta. A Companhia Teatral Apocalíptica tem em sua trajetória a participação em 12 festivais e nove prêmios.

Às 15h, o grupo A Casa de Pandora, da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui, apresenta o espetáculo “Tributo a São Pedro”, no Centro de Integração Social. Uma romaria entra em uma igreja e uma trupe de fiéis decide disputar o lugar de contador da história desse discípulo de Jesus e santo conhecido pelos cristãos.

MONÓLOGO

A atriz Juliana Calligaris apresenta no mesmo dia o monólogo “Janelas para uma Mulher”. O espetáculo terá início a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal, com entradas liberadas até a capacidade máxima do local. A peça é uma adaptação livre do espetáculo original Catadiótrico, de Monalisa Vasconcelos.

O espetáculo aborda a função da arte e do teatro no século 21 e questiona o papel do artista na sociedade e no mundo contemporâneo. Em cena, a atriz reflete estados do ser humano perante o tempo, a sociedade, os rituais, medos, ridículos e vontades. Busca-se transitar, no mínimo tempo, entre experiências sensoriais, sem uma narrativa linear.

ESPETÁCULO CIRCENSE

No domingo (21), último dia do Flibi, a Cia. do Polvo apresenta o espetáculo circense “Telhado de Ninguém”, a partir das 16h, no Sesc Birigui. O espetáculo cona a história de duas pessoas de culturas diferentes que naufragam no telhado de uma casa depois de uma catástrofe. Ilhados e sem terem para onde ir, elas são obrigadas a conviver para sobreviver.

A situação se torna ainda mais complexa com a aparição de um terceiro personagem, um rato que vive no forro do telhado e provoca muitos conflitos. O espetáculo explora a cenografia de forma inusitada através das habilidades circenses dos atores como o equilibrismo, trapézio e acrobacias, unindo as linguagens do circo e do teatro.

MÍDIAS DIGITAIS

Além do site oficial www.flibi.com.br, as novidades, programação e atrações do evento podem ser acompanhadas nas plataformas digitais do Flibi no Facebook (www.facebook.com/flibi.birigui), Instagram (www.instagram.com/flibi.birigui), Twitter (www.twitter.com/flibi_birigui), Pinterest (br.pinterest.com/flibibirigui) e no Flickr (flibi.birigui).

Texto: Rafael Lopes