17/10/2018
Neto do escritor Graciliano Ramos e vencedora do Programa Nascente/USP virão ao Flibi nesta quinta

O escritor Ricardo Ramos Filho (neto e filho dos escritores Graciliano Ramos e Ricardo Ramos) e a escritora Eda Nagayama (vencedora do Programa Nascente/USP) estarão nesta quinta-feira (18), no Festival Literário de Birigui. Os autores participarão de uma mesa literária às 19h30, na Biblioteca Municipal, onde compartilharão com o público suas motivações e processos da escrita literária.

Com 20 publicações no mercado, a maioria para o público infantojuvenil, Filho possui livros editados em Portugal e Estados Unidos. Entre suas principais obras estão: O cravo brigou com a rosa; O livro dentro da concha; João bolão; O gato que cantava de galo; Vovô é um cometa; Na travessa da macarronada e A nave de noé.

Além de escritor, ele carrega no currículo a função de roteirista de cinema, coach literário – orientando clientes na elaboração de livros –, jurado de concursos literários e vice-presidente da UBE (União Brasileira dos Escritores) de São Paulo. Desenvolve ainda pesquisa na área de literatura infantil e juvenil, onde vem trabalhando academicamente obras de Graciliano Ramos.

Eda é autora dos livros Traço Comum e Palavracidade (com Nivaldo Godoy), Cuidado, frágil! (com Miguel Anselmo) e Desgarrados (vencedor do prêmio Nascente, programa cultural voltado aos alunos da USP). Ela é doutoranda em Estudos Literários em Inglês, mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual e graduada em Artes Cênicas, ambos pela USP.

Em 2016-2017 integrou o programa internacional SpeCTReSS – The Social Performance, Cultural Trauma and the Reestablishing of Solid Sovereignties – com pesquisa sobre locais e pós-memória do Holocausto na Polônia, Alemanha e República Tcheca. Como atriz, trabalhou no filme Gaijin – Ama-me como sou e novelas como Metamorphoses, Água na Boca e Vende-se um Véu de Noiva.

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

A quinta-feira no Flibi começa com uma intervenção literária nas praças Dr. Gama, Raul Cardoso e da avenida Governador Pedro de Toledo. A partir das 7h, livros serão “libertados” pelas praças, com a proposta de transformar os espaços em Bibliotecas Livres. Os exemplares poderão ser lidos, trocados ou até levados para casa pelos leitores.

Às 8h serão ministradas duas oficinas na Biblioteca Municipal. A jornalista e autora regional Edilene Spitaletti falará sobre conceitos teóricos e os desafios da narrativa das séries e seriados. Haverá também o Fab Lab, onde os participantes vão aprender sobre confecção e publicação de livros artesanais de baixo custo com Marina Uemura e Nalva Reis.

CONTAÇÕES E TEATROS

A Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto, apresenta às 9h, na Biblioteca Municipal, a contação de histórias “Um Mundo de Contos e Segredos”. A apresentação terá a prática de história aberta, proporcionando aos participantes uma interação com os contadores, com o objetivo de promover o exercício da imaginação e criação.

Na sequência, a Cia. Apocalíptica apresenta o teatro infantil “A Mochila Amarela”, que narra a história de Paula, uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde em uma mochila amarela). A peça mostrará o rito de passagem dela da infância para a vida adulta.

Às 15h, o grupo A Casa de Pandora, da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui, apresenta o espetáculo “Tributo a São Pedro”, no Centro de Integração Social. Uma romaria entra em uma igreja e uma trupe de fiéis decide disputar o lugar de contador da história desse discípulo de Jesus e santo conhecido pelos cristãos.

Já às 21h30, a Biblioteca Municipal recebe o monólogo “Janelas para uma Mulher”, com a atriz Juliana Calligaris. O espetáculo aborda a função da arte e do teatro no século 21 e questiona o papel do artista na sociedade e no mundo contemporâneo. Em cena, a atriz reflete estados do ser humano perante o tempo, a sociedade, os rituais, medos, ridículos e vontades.

Texto: Rafael Lopes

Foto: DLS Comunicação