18/10/2018
Saúde promove ações educativas e preventivas contra o câncer de mama na praça Dr. Gama

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher, promove no próximo sábado, dia 20 de outubro, ações de promoção e prevenção ao câncer de mama. Diversas atividades educativas e preventivas serão oferecidas gratuitamente, das 8h30 às 11h30, na praça Dr. Gama, em alusão ao Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é um movimento mundial, celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e agora também do câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de saúde.

Durante o evento haverá minipalestras sobre câncer de mama, aleitamento materno e planejamento familiar. Serão apresentados serviços ofertados no ambulatório, orientações sobre nutrição e agendamentos de preventivos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Serão oferecidos ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de atividades recreativas para as crianças.

PREVENTIVOS

No mesmo horário, as mulheres que ainda não fizeram preventivo contra o câncer do colo do útero poderão realizar o exame gratuitamente no Ambulatório de Saúde da Mulher, que fica no Centro Médico. Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

A mulher deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. O exame é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero. É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica.

Texto: Rafael Lopes