18/10/2018
Show e performance poética com Baião de Spokens e Karina Buhr agitam o Flibi nesta sexta-feira

Um dos destaques da programação do Flibi (Festival Literário de Birigui), nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, é o show e performance poética Baião de Spokens, com a participação especial da cantora, compositora e poeta Karina Buhr. A atração acontece a partir das 20h, no Sesc Birigui. A entrada é gratuita.

Inspirado na cultura "Spoken Word", o Baião de Spokens é um projeto lítero-musical que mescla performances poéticas, experimentações sonoras e visuais, além de incorporar elementos de intervenção urbana. O idealizador é o poeta e multiartista Caco Pontes, autor dos livros “O incrível acordo entre o silêncio & o alter ego”, “Sensacionalismo” e “Sociedade Vertical”.

Karina Buhr lançou em 2010 seu primeiro álbum solo, “Eu Menti pra Você”, que lhe rendeu o prêmio Artista do Ano, da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Na sequência, saíram os álbuns “Longe de Onde” e “Selvática”. Em 2015, a cantora lançou o livro “Desperdiçando Rima”, que reúne poemas, crônicas, textos curtos e ilustrações.

CRIAÇÃO LITERÁRIA

A escritora e atriz Eda Nagayama ministra a partir das 19h, na Biblioteca Municipal, uma oficina de criação literária cuja proposta é fazer uma reflexão sobre a memória e a identidade como construção, tendo como eixo a escrita entre a ficção, autoficção e biografia. Seu primeiro romance, “Desgarrados”, foi vencedor do Programa Nascente, promovido pela USP, na categoria texto.

Outro destaque da programação é a mesa literária com os jovens escritores biriguienses Lívia de Moraes Forcassin e Pedro Ricardo da Silva Neto, com mediação do escritor e professor doutor Deidimar Alves Brissi. Será abordado a temática Protagonismo Literário, evidenciando as motivações que os levaram a compor histórias. O evento será às 9h30, na Biblioteca Municipal.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Ainda nesta sexta-feira (19) haverá três sessões de contação de histórias. A primeira será às 8h30, na Biblioteca Municipal, com a escritora Maria José Pinheiro de Moraes, que contará a história do seu novo livro “Gatos e Ratos”. Às 10h e às 15h, no Abrigo Vó Tereza e Recanto do Vovô, a poeta e arte-educadora Lu Mota e o ator e músico Renan Augusto apresentam a sessão Cante um Conto.

Às 13h, na Biblioteca Municipal, o filme-designer e editor Kaká ministra a oficina Filme Pintado – A poesia das cores. A partir das 16h, as artesãs da Associação dos Artesãos de Birigui de A a Z apresentarão uma oficina em que os participantes serão estimulados a criarem peças artesanais a partir de narrativas literárias. O evento será na sede da associação.

FESTIVAL

O Flibi 2018 é realizado pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC (Programa de Ação Cultura). O evento acontece até o próximo domingo, com diversas atrações inteiramente gratuitas para toda a população. A programação completa está disponível no site www.flibi.com.br.

Texto: Rafael Lopes