19/10/2018
Mesa literária, lançamento de livro e contação de história são destaques do sábado no Flibi

O quarto dia de programação do Flibi (Festival Literário de Birigui) será marcado por mais de 15 atrações gratuitas e abertas a toda a população, em vários pontos da cidade. Entre os destaques deste sábado, dia 20 de outubro, estão seis oficinas, uma sessão de contação de história, lançamento de livro e mesa literária.

A escritora Eda Nagayama ministra a partir das 9h, na Biblioteca Municipal, uma oficina de criação literária cuja proposta é fazer uma reflexão sobre a memória e a identidade como construção, tendo como eixo a escrita entre a ficção, autoficção e biografia. Ela é autora dos livros Traço Comum e Palavracidade (com Nivaldo Godoy), Cuidado, frágil! (com Miguel Anselmo) e Desgarrados.

Das 13h às 16h, haverá três oficinas por meio do projeto Estação Gráfica. Os temas propostos serão: Encadernação Artesanal, com Alexandre Eschenart; Escrita com Software Livre de Texto, com Aline Hasegawa; e Confecção de Marca Páginas com Stencil, com Gé Coltré. As atividades acontecerão no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui.

ESCRITA CRIATIVA

Um dos destaques deste sábado é a oficina Da Escrita Criativa à Curativa: Corpus, Afetos e Ficções Possíveis, com os escritores Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães. A oficina tem como proposta apresentar e praticar a escrita curativa, lugar de autopoiesis ou criação de si a partir de ficções possíveis. A atividade acontece das 14h às 18h, no Sesc Birigui.

Às 14h, também no Sesc Birigui, haverá o Cine Flibi com a exibição do filme “O Rei do Show”, do diretor Michael Gracey. O longa-metragem conta a história de P.T Barnum, um showman que decide montar um circo na esperança de ficar famoso. Após a sessão, o diretor-geral do Flibi mediará um bate-papo com o público.

Também às 14h, as escolas estaduais Esmeralda Milano Maroni, Antonio Sales de Oliveira, Hermínio Cantisani, Ricardo Peruzzo, Angela Furlani, Regina Valarini Vieira e Terezinha Lot Zin Teleco terão ações de mediação de leitura com o público. As atividades serão mediadas pelos educadores do Programa Escola da Família.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

O ator e contador de histórias Markito Alonso realiza duas atividades no Sesc Birigui. Às 15h, ele apresenta a sessão de contação de história “Três Gatos Sujos”. Recheada de mistério e sonhos, a história levará o público a viver a vida de um gato que, graças a um pacto entre o prefeito e o diabo, vai parar numa cidade onde não existem gatos.

Na sequência, a partir das 16h, Alonso promove a oficina Histórias Sonoras, onde o público é convidado para uma imersão afetiva sonora do seu dia; que sons foram escutados desde a hora que levantou até a chegada ao Sesc Birigui. Depois, todos criarão um minilivreto (feito de papel sulfite) onde contarão esta história por meio de imagens representativas.

LANÇAMENTO DE LIVRO

O escritor biriguiense Gabriel Soares lança a partir das 18h30 o seu novo livro “Cidade Pequena”, no Moscoffee (Café) & Moscou Livraria, que fica na Galeria de Birigui. Formado em Jornalismo e Roteiro pela Universidade Anhembi Morumbi, ele lançou em 2015 o livro “As Madeleines das Freiras”(com o autor Pedro Peruzzo). Ele também integra a banda de rock Atalhos.

Para encerrar o penúltimo dia do Flibi, o editor, crítico literário, escritor e gestor cultural paulistano Reynaldo Damazio participa de uma mesa literária com o escritor Gabriel Soares. Literatura e território são os conteúdos abordados neste debate acerca das narrativas que manifestam a presença social da literatura e dialogam com o mundo que as cercam.

Texto: Rafael Lopes