19/10/2018
Escritor e crítico literário Reynaldo Damazio participa de mesa literária no quarto dia do Flibi

Um dos destaques da programação do Flibi (Festival Literário de Birigui) neste sábado, dia 20 de outubro, é a mesa literária Território de Criação com o escritor e crítico literário Reynaldo Damazio. Ele estará a partir das 19h, no Moscoffe (Café) & Moscou Livraria para um bate-papo que terá ainda a presença do escritor biriguiense Gabriel Soares.

Literatura e território são os conteúdos que serão abordados neste debate acerca das narrativas que manifestam a presença social da literatura e dialogam com o mundo que as cercam. A mediação do encontro será de Renato Nogueira, leitor e representante do Clube da Leitura de Birigui. A livraria fica na Galeria, na rua Barão do Rio Branco, 760, Centro. A entrada é gratuita.

Além de escritor, Damazio é editor e gestor cultural, formado em Ciências Sociais pela USP. Atua como coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, em São Paulo e já foi colaborador do Guia de Livros da Folha de S. Paulo. É autor dos livros de poemas “Nu entre Nuvens”, “Horas Perplexas” e “Com os dentes na esquina”.

Formado em Jornalismo e Roteiro na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, Soares é autor do livro “As Madeleines das Freiras” (com o autor Pedro Peruzzo). No Flibi ele está lançando o livro “Cidade Pequena”. O escritor também é integrante da banda de rock Atalhos, conhecida por fazer referências literárias nas letras das músicas.

ESCRITA CRIATIVA

Outro destaque do penúltimo dia do Flibi é a oficina Da Escrita Criativa à Curativa: Corpus, Afetos e Ficções Possíveis, com os escritores Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães. A oficina tem como proposta apresentar e praticar a escrita curativa, lugar de autopoiesis ou criação de si a partir de ficções possíveis. A atividade acontece das 14h às 18h, no Sesc Birigui.

Escritora, poeta e professora, Geruza é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Idealizadora do curso de Escrita Curativa, é autora dos livros “Esse livro não é pra você”, “Tatuagem: mínimo romance” e “Se do meu púbis nascessem asas”. Já recebeu vários prêmios, como o Criação Literária da Prefeitura de São Paulo para o livro “Quintais”.

Guimarães é escritor e editor do selo Fábrica de Cânones. É autor do romance “Voo para onde vão as araras”, resultado de uma residência no Pantanal, e organizador do livro “Carne de carnaval”. Possui formação em Direito (PUC-SP) e Comunicação (USP) com ênfase em produção de roteiros. Ministra oficinas de escrita criativa e palestras associadas aos Direitos Humanos.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Rodrigo Pessôa/Divulgação