24/10/2018
Projeto de registro de indicação geográfica do APL de Calçados Infantis será lançado quarta-feira (24)

Será realizado nesta quarta-feira, 24 de outubro, o lançamento e a apresentação do projeto de registro de indicação geográfica Calçados Infantis, do APL Calçadista de Birigui. O Campus Birigui do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) teve proposta aprovada, em segundo lugar, pelo Edital 663/2018, do Inova IFSP, sobre propriedade intelectual, em indicação geográfica, para o APL Calçadista de Birigui.

De acordo com o Inova IFSP, a Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

O lançamento será às 17h30, no Sinbi, e integra a agenda de comemorações dos 60 anos do Polo Calçadista de Birigui.

O Inova IFSP afirma que o Estado de São Paulo possui poucas IG’s registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local.

Segundo a coordenadora do projeto sobre indicação geográfica, Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza, Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSP, a concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras.

“O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais; o aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região; o IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho; com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação”, citou ela.

A Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti, apoia o projeto e colocou toda sua estrutura de inteligência à disposição do IFSP Birigui e do Sinbi.

O secretário da Sedecti, Nelson Giardino, explica que o projeto de registro de indicação geográfica do APL de Calçados Infantis de Birigui é muito importante para o desenvolvimento do polo calçadista e elemento potencializador do desenvolvimento econômico local.

Conquistando esse registro junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o produto com Indicação Geográfica (IG) passa a ser reconhecido pela qualidade diferenciada, vinculada ao território de produção e ao conhecimento dos produtores da região.

“Esse reconhecimento agrega valor ao produto local beneficiado toda a cadeia produtiva calçadista da cidade e região e também outros ramos da economia, uma vez que a cidade passa a ser mais divulgada e poderá utilizar essa conquista inclusive para divulgação internacional fomentando as exportações locais”, frisou.

A assinatura do projeto que foi enviado ao Inova IFSP ocorreu na Sedecti, reunindo o diretor geral do Campus Birigui, Prof. Drº Edmar César Gomes da Silva, o presidente do Sinbi, Samir Nakad, o secretário da Sedecti, Nelson Giardino, e a coordenadora do projeto sobre indicação geográfica, Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e foto: IFSP e Sedecti