25/10/2018
Entrega dos carnês de IPTU suplementar começa nesta sexta-feira, dia 26 de outubro

A Prefeitura de Birigui inicia nesta sexta-feira, 26 de outubro, a entrega dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) suplementar, conforme o levantamento efetuado pelo recadastramento.

A administração realizou um mapeamento com fotos aéreas de alta precisão que possibilitou atualizar as plantas e o cadastro de imóveis da cidade. Após análise dos dados coletados, foi possível verificar que cerca de 30% dos imóveis estão com metragem divergente da apontada no cadastro imobiliário.

“A inserção do novo mapa oferece maior precisão nas delimitações para a construção civil, além de identificar imóveis que estão fora da cobrança de IPTU”, explicou o secretário municipal de Finanças, Adonai Brum da Silva.

Segundo ele, para não sofrer nenhum apontamento de irregularidade perante as contas públicas, a prefeitura não pode abrir mão desta cobrança, sob pena de renúncia de receitas, o que caracteriza improbidade administrativa.

“O cidadão que ampliou seu imóvel ou fez construção em seu terreno e não comunicou a Prefeitura de Birigui tem, agora, a oportunidade de regularizar essa situação mediante o pagamento da parcela a vista com desconto de 7%, ou a parcela em 3 vezes, com desconto de 3,5%”, falou Adonai.

O governo municipal calcula arrecadar cerca de R$ 3,9 milhões com as guias do IPTU suplementar.

DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO – Foram emitidos pela Secretaria Municipal de Finanças 18 mil guias de arrecadação. Dez servidores da Prefeitura (leituristas da Saeb) serão os responsáveis pela entrega nas residências.

Desse total de 18 mil carnês, 10 mil já foram notificados na etapa anterior e outros 8 mil receberão a notificação juntamente com o carnê. Destes 8 mil que serão notificados juntamente com o documento de cobrança, basta efetuar o pagamento de acordo com a modalidade escolhida em qualquer banco ou agente arrecadador credenciado para formalizar sua concordância com o lançamento efetuado.

Caso algum contribuinte não concorde com a metragem lançada, ele deverá comparecer a Central de Atendimento do IPTU, levando documentação comprobatória para abertura de ordem de serviço de verificação.

Importante lembrar que a Central de Atendimento continua funcionando no Terminal Rodoviário de Birigui (antiga Farmácia Municipal).  O atendimento na Central acontece das 8h às 17h.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA