29/10/2018
Prefeitura prepara 11 escolas municipais para instalação de ar-condicionado nas salas de aula

A Prefeitura de Birigui está instalando transformador de energia em 11 escolas da rede municipal de ensino. A medida tem como objetivo aumentar a capacidade da carga da rede elétrica das unidades para a colocação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula. A administração está investindo R$ 322.995,45 mil no projeto.

Estão sendo beneficiadas as escolas Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti, Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro, Roberto Clark, Prof. José Sebastião Vasques Calçada, Profª Leonor Chaim Cury, Profª Dirce Spínola Najas, Dr. Gama, Profª Geni Leite da Silva, Profª Izabel Branco, Profª Ruth Pintão Lot e Profª Terezinha Bombonatti.

“Vamos instalar mais de 150 ar-condicionados para garantir aos 6.447 mil alunos dessas escolas um ambiente melhor para o desenvolvimento das práticas educativas e o processo de aprendizagem. Para isso, estamos reforçando a carga da rede elétrica para suportar os equipamentos”, justificou a secretária de Educação, Meiriane Beltran.

Os transformadores têm potência de 112,50kva ou 150kva, e estão sendo instalados de acordo com as necessidades de cada escola. Todos os projetos técnicos estão devidamente aprovados junto a CPFL Paulista. A instalação dos postos de transformação é executado pela Sanchez Eletrificação Ltda., vencedora da tomada de preço realizada pela prefeitura.

O prefeito Cristiano Salmeirão afirma que a meta é encerrar o mandato, em 2020, com a totalidade das unidades de ensino climatizadas. “A climatização é necessária, pois como o clima em nossa cidade é muito quente, o calor é intenso nas salas de aulas. Por isso, nossa intenção é oferecer mais conforto aos nossos alunos e todos os educadores”, disse.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano