08/11/2018
Alunos das escolas municipais recebem programa de educação de trânsito do Clube do Bem-Te-Vi

Alunos das escolas municipais de Birigui estão sendo orientados sobre conceitos de cidadania e segurança no trânsito pelo programa do Clube do Bem-Te-Vi. Até o dia 13 de novembro, mais de 3,5 mil crianças, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, de 10 unidades serão beneficiadas pela iniciativa, que possui cunho educativo.

Desenvolvido desde 1990 pelo Detran-SP, em parceria com o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da Polícia Militar, o programa leva às salas de aula palestras e atividades lúdico-pedagógicas ministradas por policiais militares, que utilizam recursos audiovisuais para educar os alunos para o trânsito. A atividade teve início no último dia 6.

Nesta quinta-feira (8), a ação aconteceu nas escolas Profª Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2, e Dr. Gama, na Vila Guarujá. As crianças aprenderam noções de segurança no trânsito, como a forma correta de atravessar a rua, o uso do cinto de segurança, os cuidados com brincadeiras nas vias públicas e regras para a condução de bicicletas, entre outros assuntos.

Ao final, os alunos receberam material didático, como revistinha, carteira de trânsito mirim, talão de multa mirim e adesivos para consolidar o aprendizado e torná-los agentes de trânsito mirim. O projeto do Clube do Bem-Te-Vi é realizado em Birigui com o apoio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) e a Secretaria Municipal de Educação.

“Além de conscientizar os estudantes, que serão os futuros motoristas, o programa tem como principal objetivo transformá-los em multiplicadores do aprendizado para os seus familiares e amigos, pois o nosso intuito é termos um trânsito mais humano e seguro”, disse a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, ao destacar a importância da ação do Clube do Bem-Te-Vi.

Texto e fotos: Rafael Lopes