08/11/2018
Birigui está entre as cidades com mais crescimento em desenvolvimento social e infraestrutura

Birigui é a 6º município melhor avaliado no ranking 2018 dos 100 melhores municípios para fazer negócio e com população superior a 110 mil habitantes, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame. Os resultados foram divulgados no final de outubro.

São Caetano do Sul (1º), Balneário de Camburiú (2º), Jundiaí (3º), Santos (4º) e Valinhos (5º) estão acima de Birigui. A avaliação leva em conta 42 indicadores em quatro frentes: capital humano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e infraestrutura. Em 2017, no mesmo quesito, Birigui estava na posição de número 14. A cidade 'subiu' 8 posições.

“A Prefeitura de Birigui tem trabalhado para atrair investimentos e facilitar quem tem buscado empreender em nossa cidade. Com leis de incentivos fiscais, a meta é atrair empreendedores, visando oferecer um ambiente favorável para os negócios e geração de emprego e renda”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Recentemente o chefe do Executivo assinou a documentação para que novas empresas façam suas instalações no 2º Distrito Industrial de Birigui. Até o momento, 53 empresas estão credenciadas para instalações. “A meta da administração é acomodar 100 empresas no 2º Distrito”, frisou Salmeirão, que comemorou a colocação da cidade.

Atualmente Birigui conta com aproximadamente 1.500 empresas do setor industrial (calçadista, metalúrgica, aviação, aquecedor solar, moveleiro, têxtil, entre outros).

“O município aparece em 6º lugar em ranking que aponta crescimento em Desenvolvimento Social e Infraestrutura. A posição da cidade é motivo de muito orgulho. Mostra que o governo municipal vem fazendo seu papel de trabalhar para buscar novos empreendimentos para a cidade”, falou.

Ao longo desse tempo, segundo a Urban Systens, foi se consolidando a percepção de que as cidades que mais pontuam não se acomodam e buscam melhorar sempre.

“Esse é o nosso objetivo: não se acomodar. Apesar da crise financeira, estamos buscando alternativas para fazer uma boa gestão, uma gestão que visa fomentar emprego e renda”, completou Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Foto: Beto Ferreira