09/11/2018
Saúde promove segunda fase da campanha de intensificação de busca ativa de tuberculose

A Secretaria de Saúde de Birigui promove até o próximo dia 19 a segunda fase da campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose. A ação acontece em todas as unidades e serviços de saúde do município, com o objetivo de orientar a população e diagnosticar precocemente novos casos da doença. A meta é realizar 250 exames de baciloscopia.

A campanha é realizada nas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatório de Saúde Mental, Ambulatório da Saúde da Mulher, Centro Médico de Especialidades, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Corujão da Saúde (UBS 1), Vigilância Epidemiológica, além do Pronto-Socorro, Santa Casa, Hospital Unimed e no Centro de Ressocialização.

Quem está com tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito ou nas costas, pode procurar um desses locais da rede básica ou privada de saúde para fazer gratuitamente o exame de escarro, que diagnostica a tuberculose.

"Todas as pessoas que estão procurando as unidades de saúde por qualquer motivo estão sendo interrogadas e orientadas sobre a doença. Daqueles que apresentam sintomas da doença estão sendo coletadas uma amostra de escarro para exame. O mesmo trabalho está sendo desenvolvido pelas equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família) durante as visitas casa a casa", disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre a partir da inalação de pequenas gotas de saliva expelidas pela tosse, fala ou espirro do portador da doença.

O tratamento contra a tuberculose é oferecido gratuitamente pela rede municipal de Saúde. É feito por meio do TDO (Tratamento Diretamente Observado), onde o paciente toma a medicação diariamente na presença de um profissional de saúde durante seis meses. Para que tenha eficiência, o tratamento não pode ser interrompido, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Texto: Rafael Lopes