09/11/2018
EMEI Professor Oduvaldo Dossi intensifica ações voltadas ao incentivo à leitura

Você já deve ter escutado a frase: um é pouco, dois é bom, três é demais! Para os profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prº Oduvaldo Dossi, três NUNCA é demais.

A unidade de ensino da Prefeitura de Birigui, que fica no bairro Jardim São Braz, está em andamento com as ações “Mala Encantada”, “Gibiteca” e “Geladoteca”, que visam incentivar à leitura dos alunos, dos pais, servidores e, também, da comunidade que frequenta a escola.

“Queremos ampliar ambientes de conhecimento, utilizando a leitura como um instrumento poderoso e eficiente no combate da exclusão social e da formação humana”, explicou a Coordenadora Pedagógica Elisabete Menezes Vieira. A unidade de ensino atende 143 alunos de 3 a 5 anos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran, com as ações é possível fazer uma integração família-escola, reforçando práticas leitoras, fomentando o gosto, o prazer e o interesse pela leitura. “Queremos estimular a leitura no âmbito escolar, familiar e da comunidade em geral”, falou a secretária.

Para os profissionais da EMEI, com as atividades em andamento é possível ampliar o repertório literário da comunidade local, proporcionando a busca por novos conhecimentos, despertando na comunidade o zelo por um bem comum: os livros.

A unidade de ensino quer oportunizar o acesso facilitado aos livros, propondo o resgate dos momentos de leitura em família, demonstrando a importância desses momentos para a formação da criança e, também, ajudando a formar cidadãos com sendo crítico, ativos em obter novas histórias e conhecimentos.

A “Mala Encantada” surgiu em 2014. A mala conta com diversos livros e um caderno, onde a família do aluno faz o registro de como foram os momentos da família em convívios com os livros. Um aluno é sorteado e fica com a mala em sua casa durante uma semana.

A Gibiteca voadora é uma pipa feita de EVA, que contem vários gibis. Ela também fica uma semana na casa do aluno. A ação também começou em 2014 e essa leitura é deleite, não precisa recontar nem registrar em caderno.

Já a Geladoteca é um projeto que surgiu esse ano e foi realizado em 5 etapas:

1-Arrecadação de vários gêneros textuais, livros diversos, gibis revistas, jornais. São cerca de 500 livros, arrecadados entre alunos, pais, estagiárias e professoras.

2-Doação da geladeira pela mãe Giselda (aluno Guilherme, do Pré). A pintura da geladeira foi feita pelo pai Almir (aluna Nicolly do Pré I A), com personalização da geladeira feita pelo pai Marcos Paulo (aluna Sophia, do Maternal II A).

3-Organização do acervo e instalação e inauguração da Geladoteca no pátio da escola, ocorrido em outubro deste ano.

4-Monitoramento, conscientização pelas professoras e funcionários da escola aos alunos e comunidade quanto o uso da Geladoteca.

5-Finalização do Projeto, com recente exposição da Geladoteca na Praça da Amizade. As crianças – todas caracterizadas em personagens de histórias – abordaram os presentes na praça. Os alunos também ofereceram livros e entregaram um marcador de páginas com frases de incentivo à leitura.

Além dos 500 livros arrecadados, o EMEI já conta com 350 livros.

“Os objetivos da Geladoteca foram plenamente alcançados, principalmente o entendimento dos alunos no desenvolvimento de cada etapa do projeto, além da parceria da família em todos os momentos e também da comunidade no acesso as opções de leitura”, falou a Coordenadora Pedagógica Elisabete Menezes Vieira.

“Foi maravilhoso oportunizar o acesso facilitado aos livros através da Geladoteca. Acreditamos que ela permanecerá na nossa escola sendo mais uma ação de leitura para nossos alunos e comunidade”, completou ela.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Tiago Lotto / Fotos: Divulgação