20/11/2018
Dia 20 de novembro: Prefeito destaca o Dia Nacional da Consciência Negra

Em momento solene da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 20 de novembro, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, parabenizou a primeira vereadora negra da história do município, a atual suplente Angela Aparecida Galvão da Silva, a conhecida Angela Galvão.

Em junho deste ano, Angela ficou pelo período de dez dias na Câmara de Birigui. “Quero dar os parabéns pelo Dia Nacional da Consciência Negra, feriado em muitos municípios do Brasil em função da rica história dos negros no país”, comentou o prefeito. "Em seu nome, dou os parabéns aos negros que fazem parte da história da cidade e do país".

Criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, a celebração da homenagem foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Zumbi foi uma importante figura guerreira na história brasileira, sendo reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão. Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, na Serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

Orgulhosa por ser a primeira mulher negra a participar da Câmara de Birigui, Angela Galvão considera a conquista um mérito coletivo. “Represento um marco importante para milhares de habitantes dessa cidade, já que boa parte da população tem raízes africanas. Agradeço ao prefeito e aos demais que lembraram desta data importante, o Dia Nacional da Consciência Negra”, comentou a suplente de vereador.

Angela foi doméstica ainda na adolescência e trabalhou no ramo calçadista antes de entrar para a área da saúde como atendente de enfermagem na Santa Casa. Com formação em Técnico em Enfermagem, tornou-se servidora pública municipal em 1985, trabalhando por 30 anos na Unidade Básica do bairro Toselar. É casada com Valter Rodrigues da Silva e tem três filhos: Nayra, Felipe e Igor.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA