23/11/2018
TRABALHO INTEGRADO: Birigui terá Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

A Prefeitura de Birigui está finalizando os trâmites para implantar uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, grupo com 20 integrantes que fará um trabalho integrado em casos de calamidade ou emergências, como, por exemplo, as fortes chuvas que causam enchentes e alagamentos na cidade.

Além dos 20 integrantes, com representantes de todas as secretarias da prefeitura, o grupo contará com representantes de órgãos de classes e entidades. Em uma segunda fase, após a formação da Coordenadoria, voluntários poderão ajudar, caso tenham interesse.

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 22, no auditório da Casa de Cultura de Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão abriu os trabalhos e pediu empenho dos membros que serão nomeados em breve.

“O trabalho a Coordenadoria é de extrema importância para o município. Será como um comitê de crise, que terá atuação máxima na tomada de decisões e resoluções de problemas em casos emergenciais. O grupo terá poder de decisão para prestar serviços e trabalhar em prol dos prejudicados em alagamentos, enchentes, acidentes, entre outros casos emergenciais”, falou o chefe do Executivo.

A reunião foi coordenada pelo corregedor geral da Polícia Municipal, Glaysson Rogério Rodrigues, um dos membros da Defesa Civil de Birigui. Segundo ele, a Coordenadoria terá 1 representante de cada secretaria municipal de Prefeitura de Birigui (são 15), um representante da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros, um da Diretoria de Ensino, um do Conselho Municipal de Segurança e um do Exército/Tiro de Guerra.

O encontro na Casa de Cultura reuniu os secretários Adonai Brum da Silva (Finanças), Juliano Salomão (Meio Ambiente), Meiriane Beltran (Educação), Genilson Martins (Administração), Tânia Gimenez (adjunta de Administração), Cleverson Tody (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Tiago Lotto (Comunicação), Ivan Ribeiro (Esportes e Lazer), Elder Scanferla (Cultura) e Gilmar Trecco Cavaca (Saúde), além da Cabo PM Andrea da Silva (Corpo de Bombeiros), Capitão PM Carlos Henrique Rovina (4ª Cia da Polícia Militar) e o representante da Diretoria de Ensino de Birigui, professor Francisco Silva Junior.

“Os representantes serão indicados pelos presentes na reunião e um novo encontro será realizado. Após a nomeação, teremos uma capacitação aos membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil”, completou o policia municipal Glaysson Rogério.

A Defesa Civil de Birigui atende na sede da Polícia Municipal. As ligações são gratuitas e podem ser feita pelos números 153 ou 199.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto