13/12/2018
Professora publica livro baseado em história real dos alunos da escola Prof. Dario Angelo Tantin

Em um dia ensolarado, os alunos da pré-escola II da unidade municipal Prof. Dario Angelo Tantin fizeram um passeio até o Viveiro Municipal, onde se encantaram com a quantidade e diversidade de árvores. Mas uma delas chamou muito a atenção do aluno Davi por estar caída. Triste, ele soube pelo monitor do viveiro que um vento muito forte a tinha derrubado.

Davi então chamou seus colegas da sala e pediu para todos colocarem as mãos na imensa árvore. No outro dia, em sala de aula, a professora perguntou aos seus alunos o que mais tinha chamado a atenção deles no passeio e, quando chegou a vez do Davi, ele disse que a árvore caída tinha chamado mais a sua atenção e relatou que havia pedido para Deus levantá-la de volta.

Essa história real é contada no livro “Davi, o Defensor da Natureza”, escrito pela docente Ariane Pereira de Paula. A obra, que contém 16 páginas, foi publicada recentemente pela editora Lura, de São Paulo. As ilustrações do livro foram baseadas em fotos do passeio no Viveiro Municipal. Ainda são retratados os alunos, as professoras Ariane e Flávia e o diretor da escola, José Carlos Montoro.

CRIAÇÃO

“A partir do dia deste passeio, fiquei imaginando escrever uma história baseada neste acontecimento tão bonito e puro. Foi aí que surgiu o livro, que tem um final emocionante. Nesta obra eu falei sobre o meio ambiente e de Deus, porque acredito que esses temas devem ser trabalhados com nossas crianças”, afirmou a escritora.

Conforme Ariane, o livro é voltado para crianças na faixa etária dos 3 aos 11 anos de idade. “Neste livro, que mistura realidade e ficção, o público infantil perceberá a riqueza do meio ambiente. Além disso, ajudará na formação do caráter da criança em relação aos cuidados com a natureza”, disse. O livro é vendido a R$ 25. Informações: (18) 99706-6184.

A ESCRITORA

Nascida na capital paulista, Ariane cresceu na cidade de Araçatuba, onde vive até hoje. Ela leciona na educação infantil da escola municipal Prof. Dario Angelo Tantin desde 2013. Além disso, ela trabalha na escola estadual Prof. José Augusto Lopes Borges, em Araçatuba, dando aulas no ensino fundamental e médio.

A escritora é formada em Letras pelo UniToledo de Araçatuba, Artes Visuais pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) e Pedagogia pela Unopar (Universidade Norte do Paraná). É pós-graduada em Educação Inclusiva pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) e mestranda em Ciências da Educação.

Texto e fotos: Rafael Lopes