04/01/2019
Aedes: atenção é necessária para combater o mosquito transmissor várias doenças

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Além da dengue, as mais conhecidas são: o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

As quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no princípio. A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito carrega.

ORIENTAÇÕES - A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

ÁGUA - O principal criadouro dos mosquitos Aedes são pontos com água parada. Manter sua casa limpa é fundamental. Em caso de água parada, despejar um pouco de água sanitária ajuda a matar as larvas do mosquito.

Em Birigui, o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ) atende na Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, Centro. O telefone é 3643-6233.

Outras informações podem ser obtidas no site do Governo Federal (www.saude.gov.br/dengue).

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto