21/01/2019
Obras de reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Jardim estão 93% concluídas

A Prefeitura de Birigui continua trabalhando para melhorar a infraestrutura da UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) do bairro Cidade Jardim e, consequentemente, os serviços ofertados aos moradores da região. As obras de reforma da unidade estão 93% concluídas e a previsão é que sejam finalizadas em fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos estão na fase de acabamento, com a pintura do prédio. Falta ainda a colocação de pisos em uma sala e a instalação de luminárias. As obras são executadas pela empresa Afonso Garcia, vencedora da licitação. Ao todo, a administração municipal está investido R$ 68.301,68, com recursos próprios.

A reforma incluiu o término da construção de uma sala para reuniões e uso das equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família), além de serviços de alvenaria, revestimentos de paredes, colocação de pisos, entre outros. De acordo com a Secretaria de Saúde, a obra é realizada por meio do programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde.

REFERÊNCIA

Além do Cidade Jardim, a unidade é referência para os moradores de outros 13 bairros: Jardim Klayton, Jardim Santa Helena, Jardim São Paulo, Ivone Alves Palma, Thereza Maria Barbieri, Parque Residencial Nelson Calixto, Vila Bandeirantes, Vila Guanabara, Vila Industrial, Vila Operária, Vila Roberto, Vila Troncoso e Vila Xavier.

A UBS oferece consultas médicas com clínico geral e ginecologista/obstetra e possui quatro equipes da ESF, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Na unidade funciona também o Corujão da Saúde, oferecendo a população serviço de pronto atendimento todos os dias, incluindo feriados, das 19h às 7h.

HISTÓRICO

A obra de reforma e ampliação da UBS teve a primeira ordem de serviço assinada na gestão passada, em outubro de 2013, com termo de rescisão datado em setembro de 2014. Na época, a empresa decretou falência e abandonou as obras, deixando vários pontos do prédio com impossibilidade de uso ou interditados. A construtora foi penalizada.

Após atualizar o projeto e refazer planilhas ajustando o orçamento original da obra, a atual administração municipal lançou em maio do ano passado nova licitação para a conclusão da reforma, vencida pela Afonso Garcia Construções e Comércio. As obras então tiveram reinício em 16 de julho.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Mariano