23/01/2019
Mortes por acidentes de trânsito em Birigui diminuem 30,77%, aponta levantamento do Deptrans

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em Birigui diminuiu 30,77% nos 12 meses de 2018, em comparação com o mesmo período de 2016. Segundo o Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), a redução está diretamente relacionada aos trabalhos educativos, ações preventivas e de infraestrutura viária que vêm sendo desenvolvidos no município.

Conforme o Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), houve nove óbitos em 2018, contra 13 em 2016. Em 2017 foram registrados 12 mortes por acidentes. Os dados foram apresentados ao prefeito Cristiano Salmeirão nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, pela diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio.

“Pelo segundo ano consecutivo conseguimos reduzir, por meio de ações do Deptrans e do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, as mortes por acidentes nas vias públicas da cidade. Ações preventivas e estudos técnicos continuarão sendo realizados com o objetivo de melhorar a segurança, evitar que acidentes ocorram e, principalmente, salvar vidas”, disse Salmeirão.

Com relação a frota, houve um aumento de 5,43% em três anos. Em 2016 haviam 93.864 veículos, saltando para 99.254 em 2018. Em 2017 haviam 94.572 veículos emplacados na cidade. “Mesmo com o aumento da frota em 5.390 veículos neste período, conseguimos alcançar esta expressiva redução no número de óbitos por acidentes de trânsito”, comemorou Melissa.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

A diretora do Deptrans destacou que a queda do índice de mortes no trânsito é resultado, principalmente, do trabalho de educação de trânsito realizado nos últimos dois anos nas escolas e locais de grande circulação de pessoas. Nessas ações foram priorizadas a conscientização e o incentivo ao uso do cinto de segurança e a não utilização do celular no volante, por exemplo.

Outra ação que gerou resultados positivos é a parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Birigui é um dos municípios conveniados a esta iniciativa do Governo do Estado. Uma das ações realizadas por meio do projeto foi a construção de 42 lombofaixas em frente das escolas da cidade.

Diversas intervenções de infraestrutura viária também foram realizadas para melhorar a segurança no trânsito nas ruas e avenidas da cidade, como alterações viárias (sentido de direção ou mudança de mão dupla para mão única); reforço das sinalizações verticais e horizontais, com novas pinturas e placas e substituição de semáforos.

Melissa adiantou que novas ações serão realizadas neste ano, visando a segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. “Nos dois últimos anos desenvolvemos diversas ações voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito. As dificuldades são imensas, mas continuaremos trabalhando com o objetivo de salvar vidas, o nosso bem mais precioso”, finalizou.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano